A convite do Ministério da Agricultura, Ernani Polo viaja em missão oficial à Espanha

Secretário da agricultura participa da maior feria de frutas e hortaliças da Europa e uma das mais importantes do mundo. Ernani

SEAPI TODOSpeloRioGrandeatualizado
Por Alexandre Farina

Liderada pelo secretário executivo e Ministro da Agricultura Subtítulo, Eumar Novacki, com a presença do secretário da agricultura, pecuária e irrigação do RS e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estaduais de Agricultura - CONSEAGRI, Ernani Polo, a missão oficial brasileira que irá prospectar mercados para a fruticultura embarca na próxima segunda feira (16) para a Espanha , onde terá, entre seus compromissos,  visita na quarta feira (18), em Madrid, a Fruit Attraction, que está entre as maiores feiras de frutas e hortaliças do Mundo.  A comitiva também será integrada por dois membros da secretaria de relações internacionais do MAPA para prospecção de novos mercados e dois do Ministério de relações exteriores, além do presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Luiz Roberto Barcelos.  A missão tem como objetivo consolidar negócios já existentes, ampliar volume exportado e abrir novas frentes de exportações de frutas.

Entre as agendas, que contará com a presença do Embaixador brasileiro Antonio Simões, está programada uma reunião de trabalho com a comitiva brasileira e os maiores importadores e distribuidores de frutas e hortaliças do Brasil para a Europa, além de encontro bilateral com o Secretário Geral de Agricultura e Alimentação, Carlos Cabanas Godino, bem como participação no Seminário empresarial “O intercâmbio e as oportunidades comerciais no setor de frutas e hortaliças entre Espanha e Brasil”. O Secretário-Executivo Eumar Novacki fará a abertura com a Ministra da Agricultura e Pesca Isabel Garcia Tejerina.

“Vamos levar demandas da maçã, que já comercializamos para o mercado europeu e temos condições de ampliar os volume de exportações,  como também constituir caminhos para possibilitar exportações de ameixa e caqui produzidos na serra gaúcha e pêssego do sul do Estado, da região de Pelotas”, diz o secretário da agricultura Ernani Polo.

No passado o Rio Grande do Sul possuía bom volume de exportações de Caqui, mas houve retração. Por isso um dos objetivos da missão é estabelecer contatos para a retomada do mercado, tendo em vista a qualidade do Caqui, como da Ameixa e do Pêssego que evoluíram muito. “ Possuímos altíssima qualidade nas frutas produzidas no Estado, portanto vamos levar esta realidade nos contatos que estabeleceremos na Espanha para prospectar este importante mercado. Para isso, falamos com produtores e entidades e vamos destacar a nossa  produção. Se conseguirmos avançar podemos trabalhar na ampliação da nossa produção, pois além do potencial do mercado brasileiro, temos que nos apresentar aos mercados que são grandes consumidores mundiais”, afirma o secretário Ernani Polo.

Arroz

Como na agenda oficial acontecerá reunião com o embaixador do Brasil, Antonio Simões, o secretario Ernani Polo vai aproveitar para avançar no tema da exportação de arroz para a União Europeia, que é um grande mercado e que pode se constituir em uma nova frente de comercialização para os orizicultores. O secretário Ernani Polo acertou com o MAPA a inclusão do arroz na pauta da reunião com o Embaixador por solicitação do presidente da Federarroz, Henrique Dorneles, que junto com o IRGA já vem trabalhando nesta questão, com objetivo de ampliar o volume da cota no acordo da União Européia com o Mercosul, além da necessidade de reduzir a tarifa para viabilizar a exportação.

Ovos Congelados

O secretário também terá encontro na Espanha com empresa que produz ovos fritos congelados e que tem interesse em investir no Estado em indústria para atender redes de Fast  Foods. As tratativas já iniciaram através da Asgav, que esteve em viajem recente à Espanha com a presença de Evaldo da Silva Júnior, diretor do departamento de promoção internacional do agronegócio do Mapa.

"O objetivo do encontro que está agendado é para manifestar que o Rio Grande do Sul construirá as condições possíveis para que o investimento na construção de uma indústria de ovos fritos congelados se concretize no Estado. á somos referencia em produção de ovos e podemos ampliar ainda mais esse potencial que possuímos para atender a demanda mundial", finaliza o secretário Ernani Polo.