Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Aberta a colheita da noz-pecã no Rio Grande do Sul

Cerimônia oficial com presença de autoridades foi organizada pela primeira vez no Estado

Publicação:

WhatsApp Image 2018 04 26 at 17 54 35
WhatsApp Image 2018 04 26 at 17 54 35 - Foto: eduardo oliveira
Por EDUARDO OLIVEIRA

O município de Anta Gorda, na região do Vale do Taquari, sediou, nesta quinta-feira, a 1ª Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã. O secretário da agricultura, Odacir Klein representou o governador do Estado, José Ivo Sartori, na cerimônia realizada na propriedade Pitol.

De acordo com dados da Câmara Setorial da Noz-Pecã, o Rio Grande do Sul é o estado com a maior área plantada no país, com cerca de cinco mil hectares cultivados, tendo colhido aproximadamente duas mil toneladas do fruto no ano passado.

A nogueira-pecã é originária do sul dos EUA, maior produtor mundial deste fruto seco e os primeiros registros da cultura no Rio Grande do Sul datam de meados da década de 1970, nos municípios de Anta Gorda e Cachoeira do Sul, que atualmente são os maiores polos de produção e industrialização do fruto no estado.  Visando incentivar o cultivo, em 2017, foi criada a Câmara Setorial da Noz Pecã e o Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecanicultura, Pró-Pecã.

O secretário da Agricultura, Odacir Klein, ressaltou o crescimento da cultura da noz pecã no Estado e seu reflexo positivo econômica e socialmente: "parabenizo a ousadia e a competência dos produtores e empreendedores gaúchos que apostaram nesta cultura. Temos a maior área plantada do Brasil, o que nos torna uma referência na pecanicultura", lembrou.

Estavam presentes o prefeito de Anta Gorda, Celso Casagrande, o presidente da FestLeite, Vanderlei Moresco, os deputados Ernani Polo e Edson Brum e o diretor técnico da Emater, Lino Moura.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação