Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Agricultura lança manual sobre registro no Cadastro Florestal Unificado

Publicação:

O novo sistema faz a emissão do Certificado de Produtor Florestal, substituindo o atual registro, que era feito pelo COF
O novo sistema faz a emissão do Certificado de Produtor Florestal, substituindo o atual registro, que era feito pelo COF - Foto: Fernando Dias
Por Elaine Pinto
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) elaborou um manual para orientar como deve ser feito o registro de silvicultores, pessoas físicas e jurídicas, no novo sistema integrado ao Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). O manual está disponível neste link.
 
O novo sistema, lançado durante a Expointer deste ano, faz a emissão do Certificado de Produtor Florestal, substituindo o atual registro, que era realizado pelo Sistema COF. O sistema tem compartilhamento de dados da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e da Seapi. A unificação do cadastro era aguardada com grande expectativa pelo setor florestal desde a publicação da lei sobre a Política Agrícola Estadual para Florestas Plantadas e seus Produtos, em dezembro de 2016.
 
“Este é um grande avanço, que permitirá a regularização dos plantios conforme legislação vigente, a atualização das informações das áreas cultivadas por espécie florestal, com o suporte das instituições públicas e privadas que apoiam a silvicultura em nosso território. A estimativa é que teremos mais de 30 mil Certificados de Produtores Florestais, isentos de taxas do Fundo de Desenvolvimento Florestal (Fundeflor)”, detalha o secretário executivo do Fundo, Fabrício Azolin.
 
Azolin ressalta que as Certidões de Cadastro Florestal dos Silvicultores já emitidas desde 2015 estão válidas até 31 de março de 2019.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação