Área plantada de olivais no RS chega a 3.464 hectares em 2017 e supera meta traçada para 2018

Anúncio foi feito pelo secretário da agricultura Ernani Polo durante a abertura oficial da colheita, nesta sexta feira (02)

olivas
Secretário Ernani Polo participa do ato de abertura da colheita da Oliva
Por Alexandre Farina

Foi aberta oficialmente na tarde desta sexta feira (02), 7ª edição da Colheita da Oliva. O ato aconteceu na propriedade do Sr. Fernando Schwanke, “Quinta Santha Julia”, localizada na RSC 471, km 207, na divisa dos municípios de Encruzilhada do Sul e Pantano Grande e contou com a participação do secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo, que representou o governador José Ivo Sartori.

Durante a abertura oficial, o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, anunciou os dados do Cadastro Olívicola 2017, trabalho elaborado pela Secretaria da Agricultura (Seapi), com a colaboração da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibroliva). A área cadastrada de olivais chegou a 3.464,6 hectares, um número que supera a meta traçada pelo Pró-Oliva  de alcançar 3 mil hectares até final de 2018, fato que representa o crescimento do cultivo desta cultura no Estado. O secretário também destacou o número de produtores cadastrados, que chega a 145, em 56 municípios. A serra do sudeste é a que apresenta a maior área plantada, com 1778,5 hectares. Os municípios com maior plantio são Canguçu, Encruzilhada do Sul, Pinheiro Machado, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Bagé, Caçapava do Sul e Barra do Ribeiro. Em 2017 foram produzidos 57.873 litros de azeites. O RS hoje possui 20 marcas e 8 unidades industriais. O cadastro tem o objetivo de apresentar  dados atualizados da distribuição de áreas plantadas, do número de produtores por região e por municípios e outras informações do setor olivícola gaúcho.

“Os números que apresentamos são excelentes, de um crescimento muito significativo, que supera nossa projeção de área plantada. Isto significa que o cultivo da Olivicultura no Estado está em franco crescimento e tende a aumentar anos após ano. Ressalto a parceria dos olivicultores que estiveram conosco no apoio para a implantação do Pró-Oliva e da criação do Ibraoliva, que chegaram para fortalecer o setor. O cadastro Olivícola é uma importante ferramenta onde podemos fazer a radiográfia do setor e elaborar políticas de fomento”, destaca o secretário Ernani Polo.

Estiveram presentes representantes também os deputados estaduais Frederico Antunes, Edson Brum, que representou a Assembleia Legislativa, Embrapa, Sicredi, Lino Moura, diretor da Emater, representando o secretário da SDR, Tarcísio Minetto, Bernardo Toceschini, superintendente do Ministério da Agricultura no RS, o prefeito de Encruzilhada do Sul, Artigas da Silveira, o prefeito de Pantano Grande, Cássio, Soares, o presidente do Ibraoliva, Eudes Marchetti, Derly Filho, do Sebrae, secretários municipais, vereadores e demais autoridades.

A Emater apresentou estações técnicas sobre a escolha do local, preparo e correção do solo, adubação e variedades. A Secretaria da agricultura levou a mostra “Salão do Azeite Gaúcho” com a participação de 20 marcas de azeites fabricados no Estado.