Trinta cooperativas do Sistema Ocergs são gerenciadas por mulheres

As mulheres no desenvolvimento das cooperativas agropecuárias foi tema de debate na Expointer Digital

A participação das mulheres nas cooperativas gaúchas é tema de Ciclo de Debates do Sistema Ocergs - Foto: Rafaeli Drews Minuzzi/Ascom Sistema Ocergs
Por Ascom Sistema Ocergs

O Sistema Ocergs iniciou nesta segunda-feira (28), o seu Ciclo de Debates na Expointer Digital 2020, com a palestra “As mulheres no desenvolvimento das cooperativas agropecuárias”. O evento debateu, dentre outros assuntos, a integração das mulheres em cargos de gestão no cenário atual cooperativista, bem como ações do sistema para aumentar a inclusão feminina.

Na abertura do evento, conduzido pela analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, falou sobre a importância da mulher no processo de tomada de decisão na cooperativa. “Vamos, lado a lado, construir um cooperativismo mais forte e inclusivo e que transforme o mundo em um lugar cada vez melhor”, destacou.

Participaram do evento a presidente do Sicredi Alto Uruguai, Angelita Cadoná, representando a Cotrisal, Alexandra Castoldi, a presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula, a membro do conselho executivo da Cotrijal, Fabiana Venzon e a diretora da Ocergs e presidente da Fetrabalho/RS, Margaret da Cunha. Cada uma delas contou sobre sua trajetória e experiência dentro do cooperativismo e quais os principais desafios e oportunidades de crescimento no atual contexto.

Elas defenderam, consensualmente, que o cooperativismo tem a missão de promover uma sociedade justa, igualitária e inclusiva também para as mulheres e os jovens. Margaret da Cunha reiterou que o caminho a ser trilhado é longo para que haja uma atuação mais expressiva das mulheres como gestoras de cooperativas e que eventos como esse, em que as mulheres expressem as dificuldades, os desafios e compartilhem conquistas, são fundamentais para que o objetivo seja alcançado.

Outro tema discutido amplamente foi a limitação por cotas (30%) das mulheres às vagas de diretoria determinada pelo estatuto de algumas cooperativas brasileiras. Perius afirmou que cerca de 10% das cooperativas do País definem essa restrição, e defende: “A mulher precisa negociar sua participação não por uma concessão, mas sim por sua capacidade indiscutível”. Atualmente, o Rio Grande do Sul tem 444 cooperativas gaúchas associadas, sendo 30 geridas por mulheres.

O ciclo de atividades do Sistema Ocergs/Sescoop/RS vai até sexta-feira (02). Confira a programação e acompanhe através do link https://www.expointer.rs.gov.br/:

30 de setembro – 12h30 às 14h – Canal 2

Agroindústria Cooperativa: Desafios e Oportunidades em tempos de pandemia e pós

1º de outubro – 16h às 17h30 – Canal 1

Jovens impulsionam cooperativas agropecuárias: Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

2 de outubro – 12h30 às 14h – Canal 2

Novas tecnologias e inovações nas cooperativas gaúchas