Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CST

CST
Câmaras Setoriais e Temáticas

As Câmaras Setoriais e Temáticas da SEAPI (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação) se constituem em fóruns de representação e proposição das cadeias produtivas do agro gaúcho.

As setoriais tratam dos setores produtivos da agropecuária, com visão de cadeia produtiva, buscando o desenvolvimento das mesmas.  As temáticas se ocupam de um “tema” que é transversal aos setores produtivos: agroenergia, armazenagem, infraestrutura rural, entre outros.

A importância destes fóruns está em proporcionar aos diversos segmentos do agro a oportunidade de debaterem assuntos de interesse, procurando harmonizar todos os elos da cadeia produtiva. 

Parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, permitem desenvolver planos integrados, voltados para segmentos agropecuários específicos, envolvendo todo o processo produtivo, desde a pesquisa até a distribuição do produto final. 

Nas reuniões, o foco está no progresso do agro gaúcho, através do fortalecimento e desenvolvimento das etapas do processo produtivo antes e dentro da porteira, bem como da distribuição e do consumo, além da porteira e também na mente do consumidor. 

O processo de criação de uma câmara considera além da demanda setorial, a importância sócio-econômica do setor ou do tema e a existência de entidades representativas dos diversos elos da cadeia. A SEAPI coordena as atividades de 23 Câmaras Setoriais e 02 Temáticas. São discutidos  os assuntos de relevância para as cadeias, sobretudo aqueles que envolvem o poder público.

Especificamente, compete as Câmaras Setoriais e Temáticas: 

  • Detectar e analisar estrangulamentos ou potencialidades das cadeias produtivas que compõem o agronegócio;
  • Promover, estudos sócio-econômicos das cadeias produtivas relacionadas ao agronegócio, visando auxiliar a tomada de decisões;
  • Propor soluções inovadoras e ações de competência pública para propiciar o desenvolvimento tecnológico e aumentar a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio gaúcho;
  • Articular, acompanhar e socializar as ações para promover o desenvolvimento de todos os setores das cadeias produtivas que compõem o agronegócio gaúcho;
  • Promover e afinar as relações entre as cadeias produtivas;
  • Colaborar na elaboração de prioridades e subsidiar a formulação das políticas e dos planos safra e plurianuais da SEAPA; e
  • Executar outras atividades que venham a ser atribuídas.

Identificar gargalos do processo produtivo e criar estratégias de ação para a solução dos mesmos; identificar oportunidades para o desenvolvimento das cadeias produtivas; definir, orientar e discutir políticas, estratégias e diretrizes.

As CSTs da SEAPI possuem uma coordenação geral e uma coordenação adjunto/administrativa. Cada câmara possui um coordenador técnico e em alguns casos, um assessor. Conforme decreto nº 50.068, de 14/02/2013, (publicado no DOE n.º 031, de 15/02/2013) que aprova o Regimento Interno da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, as CST da SEAPI se constituem em assessoria técnica direta ao Secretário de Estado.

Coordenador das Câmaras Setoriais: Rodrigo Rizzo 

Funções da coordenação geral: coordenar e apoiar os trabalhos desenvolvidos nas câmaras; receber, encaminhar e acompanhar as respostas aos encaminhamentos das reuniões realizadas; promover intercâmbio entre as diversas Câmaras Setoriais e Temáticas; manter e permitir acesso ao banco de dados das atividades das Câmaras, como atas das reuniões, andamento das proposições; estabelecer articulação entre instituições públicas e privadas, para atendimento às proposições das Câmaras; estimular ações e agendas que promovam a organização das cadeias produtivas representadas pelas Câmaras; estimular e apoiar a criação de Câmaras.

 

Encaminhamento de demandas e sugestões de pauta:

A SEAPI coordena as CSTs, assim, o Secretário é o coordenador geral ou seu representante. As demandas setoriais normalmente são encaminhadas via ofício ao Gabinete, que determina a pauta e a realização das reuniões. As ações necessárias para o atendimento das demandas são encaminhadas aos órgãos competentes, quer na esfera estadual, federal ou municipal.

A composição da CST procura contemplar todos os elos da cadeia produtiva, representados por produtores, trabalhadores, entidades empresariais, exportadores, consumidores, organizações não governamentais, órgãos públicos relacionados. A identidade da câmara é um decreto estadual, publicado no DOE, onde está descrita sua composição. Solicita-se um representante titular e um suplente para cada entidade constante no decreto.

 

CÂMARA

COORDENADOR TÉCNICO

CONTATO

 Apicultura

Nadilson Ferreira

51.3288-6773

nadilson-ferreira@agricultura.rs.gov.br

 

Arroz

 

Rodrigo Ramos Rizzo

51.3288-6366

rodrigorizzo@rodrigorizzo.com.br

 Aves

Flavio Loureiro

51.3288-6365

flavio-loureiro@agricultura.rs.gov.br

 Bebidas Regionais

Marcelo Lima dos Santos

51. 32886232

marcelo-santos@agricultura.rs.gov.br

Cana de açúcar

 

 

Citricultura

Paulo Lipp João

Telefone: 51.3288-6232

paulo-joao@agricultura.rs.gov.br

Equídeos

Cláudio Cunha

cunhaclaudio@uol.com.br

Erva Mate

Tiago Antônio Fick

51.3288-6226

tiago-fick@agricultura.rs.gov.br

Feijão

Valdomiro Haas

51.3288-6365

valdomiro-haas@agricultura.rs.gov.br

 Florestas Plantadas

Fabrício Azolin

Assessor Técnico: Eugene Cardoso Chouene

51.3288.6226

fabricio-azolin@agricultura.rs.gov.br

echouene@seapa.rs.gov.br

Floricultura

Tiago Antonio Fick

51.3288-6226

tiago-fick@seapa.rs.gov.br

Horticultura

 

 

Leite e Derivados

Danilo Cavalcanti Gomes

51.3288-6305

danilo-gomes@agricultura.rs.gov.br

 Milho

Valdomiro Haas

51.3288-6365

valdomiro-haas@agricultura.rs.gov.br

Olivicultura

Paulo Lipp João

Telefone: 51.3288-6232

paulo-joao@agricultura.rs.gov.br

Ovinocultura

Roberto Moreira de Azambuja

51. 3288-6226

roberto-azambuja@agricultura.rs.gov.br

Pecuária de Corte

Antonio Carlos de Quadros Ferreira Neto

51.3288-6381

antonio-neto@agricultura.rs.gov.br

Pescado

 

 

Soja

 

 

Suínos

Juliane Webster Galvani

51. 3288.6365

juliane-galvani@agricultura.rs.gov.br

Tabaco

Eugene Cardoso Chouene

echouene@seapa.rs.gov.br

Trigo

 

 

Altair Hommerding

 

 

Assessor Técnico: Marcelo Lima

51.3288-6773/ 51.3288-6232

altair-hommerding@agricultura.rs.gov.br

marcelo-santos@agricultura.rs.gov.br

 

Uva, Vinho e Derivados

Fabíola Lopes 

51. 3288.6336

fabiola-lopes@agricultura.rs.gov.br 

Agroenergia

Valdomiro Haas

51.3288-6365

valdomiro-haas@agricultura.rs.gov.br

Irrigação e Infraestrutura

Valdomiro Haas

51.3288-6365

valdomiro-haas@agricultura.rs.gov.br

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação