Chefes da Embrapa da região Sul reúnem-se com Secretário da Agricultura

1 - Foto: Bethânia Helder
Por Bethânia Helder

Na tarde desta terça-feira (16), o Departamento de Pesquisa Agropecuária da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) reuniram-se com o secretário da agricultura, Ernani Polo, para conversar sobre as novas diretrizes da pesquisa gaúcha. Através de uma parceria entre o Departamento e a Embrapa, será criado o Sistema Estadual Integrado de Pesquisa.

De acordo com o secretário Ernani Polo, faz-se necessária uma readequação e uma integração entre as entidades para que a pesquisa no Estado se fortaleça e se integre, gerando um resultado eficaz à sociedade e também que o novo Sistema seja integrado com as entidades que atuam na ponta das cadeias produtivas, como a Emater, colaborando ainda mais com o desenvolvimento do setor primário:

"O nosso Departamento de Pesquisa Agropecuária aliado à Embrapa irão integrar o Sistema com o intuito de oferecer um serviço de ainda mais qualidade aos gaúchos, reformulando os modelos antigos de pesquisa e fomentando um novo e mais moderno, que atue de forma conjunta nas propriedades, com a parceria também de outras entidades", explicou.

O chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella, também vislumbra neste novo modelo uma evolução para a pesquisa gaúcha. Segundo ele, a criação do Sistema vai ao encontro do que estava sendo pensado na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a parceria com outros órgãos e entidades para oferecer um serviço de excelência.

Foi acordado entre as entidades que será realizado um trabalho conjunto de pesquisa agropecuária através da criação de grupos separados pelas localidades onde estão situadas as unidades: "Existe a estrutura e o corpo técnico, precisamos apenas alinhar e estruturar os projetos. Vamos criar uma dinâmica a partir dos grupos formados que foquem nas cadeias produtivas de cada região onde estão situadas as unidades", externou o chefe geral da Embrapa Trigo, Osvaldo Vasconcellos Vieira.

De acordo com a chefe de pesquisa do Departamento de Pesquisa Agropecuária, Bernardete Radin, um intercâmbio de informações entre os pesquisadores será positivo: "já trabalhamos de forma conjunta em outros momentos, somos parceiros, vamos continuar realizando este trabalho integrando o que for possível, pois temos uma estrutura adequada e corpo técnico suficiente para que, unidos, possamos entregar um modelo de pesquisa de referência, moderno e eficaz", concluiu.

Segundo a chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária tem enfrentado limitações: "a Embrapa também vive um momento de restrições, portanto é muito bem-vinda a parceria nesta hora que precisamos de apoio. É muito importante que haja esta troca, pois, desta forma, será possível oferecer um trabalho de pesquisa mais eficiente à nossa agropecuária", falou.

Ao final da reunião, ficou determinado que dentro de 30 dias, os diretores e chefes de divisão irão apresentar as ações que poderão ser desenvolvidas de forma harmônica para que, a partir deste momento, seja criada uma dinâmica dos grupos que foquem nas cadeias produtivas onde as unidades coincidam, fazendo também um levantamento das demandas que existem nos centros de pesquisa priorizando os projetos em andamento.

Participaram da reunião ainda o chefe adjunto de transferência tecnológica da Embrapa, Jorge Lemainski, o chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, o diretor do Departamento de Pesquisa Agropecuária da SEAPI, Adoralvo Schio e a pesquisadora do DDPA, Coralia Medeiros.