Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Conselho do Fundoleite decide fazer termo de fomento com IGL

Decisão tomada em reunião nesta terça feira (21) prevê criação do “Observatório Gaúcho do Leite”

Publicação:

DSC 8207
DSC 8207
Por Alexandre Farina

Nesta terça-feira (21), ocorreu a reunião do Conselho Deliberativo do Fundoleite, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI), para tratar das relações com o Instituto Gaúcho do Leite (IGL), presidida pelo presidente do Fundo, secretário da agricultura Ernani Polo.  O Conselho do  Fundoleite autorizou que o Instituto Gaúcho do Leite propusesse à secretaria da agricultura um novo termo de fomento. Tramita na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei  com alterações na lei do Fundoleite, que modificará a forma dos investimentos com recursos do fundo.

Ficou acertado na reunião que será feito um Termo de Fomento específico para ser construído um Observatório do Leite, que se consistirá em uma plataforma com dados e informações de todo o setor do leite, com informações atualizadas, o que beneficiará todos os elos da cadeia produtiva.

 Para o diretor geral da secretaria da agricultura, Antônio Aguiar “É um avanço, pois é  fruto de uma construção em conjunto com as entidades do setor. A partir dessa parceria o IGL vai buscar meios para a construção do Observatório do Leite, o que será bom para todos ”, ressaltou.

Já o presidente do Instituto Gaúcho do Leite comentou:  “Hoje nós demos um grande passo para consolidar a aproximação de setor e sua unidade. Após a decisão do Conselho do Fundoleite,  da possibilidade de Termo de Fomento entre o Fundo, a Secretaria e o IGL,  objetivaremos a construção de um Observatório do Leite, que vai nos trazer dados claros para toda a cadeia, visando o fortalecimento dela em sua plenitude. Isso vai harmonizar ainda mais. Agora é partir para esperar que a Assembleia Legislativa faça a votação das mudanças no Fundoleite para que a gente possa seguir trabalhando. Então está de parabéns o setor, a Secretaria, o Secretário Ernani Polo, que coordenou este trabalho aqui dentro e as entidades que fazem parte também do Fundoleite, do Conselho, para que a possamos fortalecer mais o setor, que  necessita disso nesse momento em que vive uma crise, ” salienta Carlos Joel da Silva.

 “ É importante ressaltar que este é o resultado de um trabalho e uma construção onde buscamos harmonizar o setor leiteiro do Estado. Ressalto a sensibilidade de todas as entidades na busca deste entendimento, pois o que foi encaminhado a Assembleia Legislativa com alterações foi o texto que as entidades propuseram, sendo a secretaria da agricultura um porta voz deste pleito. Esta decisão demonstra a intenção das entidades e da secretaria de fortalecer ainda mais o setor do leite no RS para que possamos superar o momento dificil que estamos passando. A união é fundamental para que possamos enfrentar as dificuldades e superar a crise.", diz o secretário da agricultura, Ernani Polo.   

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação