Noticias

Monte Belo recebe certificação de região produtora de vinhos finos e espumantes

Publicação 13/12/2013 às 18:09
Fonte: Juliana Brum
Os produtos com identificação geográfica devem chegar ao mercado em 2014
Os produtos com identificação geográfica devem chegar ao mercado em 2014 - Foto: Fernando Dias

A partir de fatores naturais como a geologia, cobertura de solo e clima, a região de Monte Belo, na Serra Gaúcha, recebeu do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o certificado de Identificação Geográfica (IG) de vinhos finos e espumantes, que garante a qualidade e procedência da sua produção. O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira (13), na Paróquia São Francisco de Assis, em Monte Belo do Sul, RS.

Na oportunidade, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, que estava representando o governador Tarso Genro, destacou que esse é um momento de ápice da cadeia produtiva da uva e do vinho. “Feliz da região que se mobiliza e organizada conta com o apoio institucional de órgãos públicos para alcançar esse status de ter uma IG. Estamos passando por um momento de consolidação da vitivinicultura gaúcha. Vamos seguir trabalhando para qualificar essa cadeia para que o nosso produto possa chegar à mesa do consumidor com a garantia da qualidade e do sabor único que tem o vinho daqui. Essa é uma vitória não só de Monte Belo, mas, sem dúvida, de todo o Rio Grande”.

A Identificação Geográfica foi uma demanda levada pela Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo (Aprobelo), à Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, em 2003. “Essa é a concretização de um sonho que começou há dez anos e agora traz a valorização dos vinhos de Monte Belo. Se a tradição do local era apenas no cultivo de uvas, agora passa a ser também na produção de vinhos de qualidade e origem comprovada”, frisou o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Lucas Garrido.

Para o presidente da Aprobelo, Antoninho Calza, o grande desafio a partir de agora é tornar a região conhecida pela qualidade dos vinhos produzidos. “Viramos uma página de suma importância para a vitivinicultura. É preciso retroceder no tempo para entender toda a nossa caminhada, desde a chegada dos primeiros imigrantes, até nos tornarmos um dos maiores produtores de uvas do Estado e agora uma região produtores também de bons vinhos”.  

No total são 11 vinícolas associadas à Aprobelo, todas aptas a produzir os vinhos e espumantes certificados e com a garantia dos modos de produção da região delimitada em 56 Km², e, que além de Monte Belo do Sul, é compreendida pelos municípios de Bento Gonçalves e Santa Tereza. Os produtos com a IG devem chegar ao mercado já em 2014.

 

Vinícolas certificadas:

- Adega da Serra Vinhos e Derivados

- Adega Del Monte

- Calza Vinhos Finos e Espumantes

- Casa Ângelo Fantin Vinhos Finos

- Fae Vinhos Finos e Espumantes

- Famiglia Tasca

- Honório Milani Vinhos Finos e Espumantes

- Megiolano Vinhos

- Reginato Adega de Vinhos Finos

- Vinícola Armênio

- Santa Barbara Vinhedos e Vinhos Finos 

SEAPA - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio

Avenida Getúlio Vargas, 1384. Menino Deus,

CEP: 90150-004

Porto Alegre - RS

Fone: (51)3288.6200

  • Youtube
  • Delicious
  • Slideshare
  • Flickr
  • Facebook
  • Twitter
  • Redes Sociais
  • PLANO DECENAL

Programas

  • Acesso do Produtor Rural
  • SDA
  • E-Gta
  • Inscrição de Animais
Mais Água Mais Renda - NOVO
BNDES
RS Mais Grãos