Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Definidas datas para curso de inspeção sanitária realizado entre SIMVETRS e Senai

Curso que capacita profissionais terá início no final de junho

Publicação:

03133648 3532 GDO
03133648 3532 GDO
Por Eduardo Oliveira

Na tarde desta terça-feira (12) foi firmado o acordo entre o SIMVET-RS e o Instituto SENAI de Tecnologia de Alimentos para realização do curso de capacitação para médicos veterinários interessados em atuar dentro do novo sistema de inspeção sanitária e industrial, que permite que empresas credenciadas atuem dentro das plantas frigoríficas no Rio Grande do Sul.

As duas entidades se inscreveram no chamamento público realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) logo após a aprovação da Assembleia Legislativa a proposta de modernização da Inspeção sanitária e industrial no território gaúcho.

O curso de capacitação terá duração de 60 horas, sendo 40 horas no SIMVET, onde serão abordados temas como normas de bem-estar animal no transporte e no abate humanitário; regulamentos sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal; plantas industriais e fluxograma do processo produtivo de produtos de origem animal, dentre outros temas específicos e de relevante importância para a segurança do processo.

As demais 20 horas ficarão sobre responsabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI através do Instituto SENAI de Tecnologia de Alimentos e Bebidas que abordará conceitos sobre boas práticas de fabricação, gerenciamento de perigos, programas de autocontrole, Programa Padrão de Higiene Operacional, Águas residuais e APPCC.

A reunião definiu que o curso será realizado em duas etapas: dias 29e 30 de junho e 1, 6, 7 e 8 de julho, em local a ser confirmado pelo SIMVETRS e nos dias 13 e 14 de julho, na sede do Senai Tecnologia em Alimentos e Bebidas, que fica na Avenida Sertório 473, em Porto Alegre.

De acordo com o diretor geral da Secretaria da Agricultura, Antônio Aguiar, “as duas entidades tem o expertise necessário para a realização do curso e capacitação dos profissionais que atuarão dentro do modelo de modernização da inspeção. Instituto SENAI de Tecnologia de Alimentos e Bebidas comprova sua atividade na área das Boas Práticas de Fabricação – BPFs e em áreas afins, e o SIMVETRS já desenvolve cursos na área veterinária em parceria com universidades”. Aguiar também salientou que mais quatro empresas estão credenciadas para prestação de serviços na área de inspeção, totalizando cinco no total. A lista completa pode ser acessada no site da Secretaria da Agricultura.

Assinaram o termo a presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Rio Grande do Sul – SIMVETRS, Sra. Maria Angélica Zollin de Almeida, a secretária do SIMVETRS Sra. Vanessa Galimberti, a coordenadora do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, Sra. Maria Júlia Ledur Alles e a analista técnica do SENAI Alimentos Amanda Queiroz da Silva.

As inscrições para o curso serão realizadas pelo SIMVETRS a partir da próxima segunda-feira (18).

 

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação