Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Seapi participa da Tecnovitis 2017

Evento ocorrerá em Bento Gonçalves de 6 a 8 de dezembro

foto de uvas e informações sobre a feira
Feira acontece no Vale dos Vinhedos - Foto: Arte: PScom Marketing e Eventos
Por Darlene Silveira e Paula Giordani

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), por meio do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), apoia e participa, de 6 a 8 de dezembro, da segunda edição da Tecnovitis - Feira de Tecnologia para a Viticultura -, que ocorre no Vale dos Vinhedos (Comunidade 8 da Graciema), em Bento Gonçalves (RS). O objetivo principal é aprimorar as práticas e os métodos do produtor de uvas e estimular o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. O público estimado é de 15 mil visitantes. Assim como fez no lançamento oficial da feira no Palácio Piratini, o secretário Ernani Polo prestigiará o evento.

Outras finalidades do evento são impulsionar o crescimento qualitativo e quantitativo do setor, incentivando a melhoria dos padrões de qualidade dos produtos vitivinícolas e favorecendo a ampliação de mercado.

O Centro de Pesquisa Celeste Gobbato do DDPA, em Caxias do Sul, tem longo histórico de atuação no setor vitícola, trabalhando no desenvolvimento de pesquisas que visam a aprimorar as técnicas de cultivo da uva. Conforme a pesquisadora Daiane Lattuada, estão em desenvolvimento no Centro, atualmente, as seguintes linhas de pesquisa: diagnóstico do manejo fitossanitário de videiras sob cobertura plástica; coleção de videiras ‘Bordô’; influência da poda antecipada no desempenho da videira ‘Isabel’; desfolha precoce em videira ‘Bordô’; óleos essenciais no controle alternativo de doenças de videiras; limpeza clonal e resgate do material genético da coleção de videiras da unidade; adaptação de porta-enxertos de videira resistentes ao declínio.

Conforme Daiane, além das atividades de pesquisa, o Centro oferece cursos teórico-práticos em agroindústria e, atendendo diretamente ao setor vitícola, pode-se encontrar os cursos de vinificação e poda de videiras.

Durante a Tecnovitis, o Centro de Pesquisa Celeste Gobbato irá apresentar resultados das pesquisas desenvolvidas na unidade, especialmente sobre o cultivo da uva coberta, sistemas de condução, manejo do dossel vegetativo, resgate e limpeza clonal de material genético (variedades Copa e Porta-enxerto) e sistemas de condução.

“Ainda será divulgado o calendário de cursos do Centro de Formação de Agricultores de Fazenda Souza para 2018. Durante todo o evento nossos pesquisadores e técnicos atenderão ao público, demonstrando, através de material didático e do vinhedo modelo, as técnicas mais recomendadas para o cultivo da uva nesta região”, explica Daiane.

A pesquisadora espera, através do evento, ampliar a divulgação das atividades e dos resultados da pesquisa científica realizadas por esta entidade, alcançando público de diversas regiões do Estado, contribuindo de maneira efetiva para o desenvolvimento do setor e beneficiando diretamente os viticultores. “Buscamos, ainda, a promoção das atividades de pesquisa e capacitação do Centro de Pesquisa Celeste Gobbato, bem como do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária”.

Sobre a Tecnovitis

A feira faz parte do calendário anual de eventos da cidade de Bento Gonçalves e compreende a apresentação de técnicas, equipamentos e produtos ligados à viticultura, reunindo produtores, fornecedores e profissionais da cadeia produtiva da uva. O evento conta com uma programação paralela específica para compartilhamento de informações, que são os Seminários e Palestras Técnicas.

Durante os três dias, a Tecnovitis 2017 vai disponibilizar o contato dos produtores de uvas para vinho, sucos, espumantes e uvas de mesa, com novas tecnologias, equipamentos e produtos da viticultura, palestras, demonstrações técnicas a campo e exposição de produtos e serviços para o setor.

A exemplo da primeira edição, realizada em 2015, a feira visa destacar a importância e relevância do setor, sendo pioneira em um evento específico e exclusivo, voltado ao cultivo da uva. Com os destaques que serão apresentados em 2017, a expectativa dos organizadores é de que a feira também permita atrair olhares do mercado externo.

A Tecnovitis mostra os avanços da viticultura brasileira, bem como as melhorias quantitativas e qualitativas, que tornam mais competitivos os processos desta cadeia produtiva. A feira é realizada em um dos maiores polos vitícolas do país. O cultivo da uva na Serra Gaúcha nasceu como subsistência, para consumo próprio e, com o excedente da produção, nasceram as primeiras vinícolas comerciais, com a cultura de produção tipicamente italianas e ampla mão de obra.

Com a ampliação das áreas de vinhedos e investimento dos empresários do setor, formou-se o maior polo vitivinícola do Brasil. Hoje os desafios são outros, já que a produção cresceu, exigindo maior qualificação da mão de obra, capacidade técnica e operacional das vinícolas para manter, não somente o volume de produção, como a qualidade dos produtos. Um dos desafios da Tecnovitis é conduzir as atividades vitícolas dentro de novos moldes de cultivo e produção, incluindo a modernização e mecanização de processos, inovação tecnológica e, sobretudo, foco na qualidade dos cultivos.