Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Estado assina início da segunda fase da barragem do arroio Jaguari

Publicação:

logo do governo do estado
SEAPI TODOS
O governador do Estado José Ivo Sartori e o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, assinam nesta segunda-feira (11) a ordem de início para a segunda fase da barragem do Arroio Jaguari. A solenidade ocorre às 14 horas, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini.
Localizada na Bacia Hidrográfica da Bacia do Rio Santa Maria, na divisa dos municípios de São Gabriel e Lavras do Sul, a barragem do arroio Jaguari compõe, junto com a barragem do arroio Taquarembó, um sistema de armazenamento e distribuição de água, sendo de extrema importância para a manutenção da vazão do Arroio Jaguari, bem como do próprio Rio Santa Maria. A barragem garantirá, após a conclusão das obras e dos canais a irrigação das lavouras da região de forma contínua e sem oscilações, já que a região seguidamente é assolada por períodos de escassez hídrica, comprometendo a produtividade das lavouras, muitas vezes de forma irreversível. 
A previsão de conclusão das obras da barragem é de 12 meses, de acordo com a disponibilidade de transferência de recursos por parte da União, que participará com 99% dos custos envolvidos na construção da barragem.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação