Governo do Estado promove série de atividades na Fenasul/Expoleite nesta quinta

Fenasul Expoleite 2017
Fenasul Expoleite 2017 - Foto: Alexandre Farina
Por Elaine Pinto

A 13ª edição da Feira Nacional de Agronegócios do Sul (Fenasul) inicia hoje (24) no Parque de Exposições Assis Brasil, totalmente reformulada. Além da 40ª Expoleite, o evento contará com uma série de atrações que tem como objetivo mostrar ao público urbano a força do agro gaúcho, principalmente da cadeia de leite e derivados. Com entrada gratuita, a Fenasul ocorre até domingo (28).

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, é um dos promotores da Feira, que terá agenda intensa de eventos na quinta-feira (25). Às 13h30, no auditório da Secretaria, será realizada a reunião da Câmara Setorial do Leite. Às 14h, na Casa da Farsul, o Programa de Controle Estadual do Carrapato e Tristeza Parasitária Bovina fará uma apresentação de estratégias para o Estado. No auditório da Secretaria, às 16h, haverá o lançamento do Programa Estadual de Desenvolvimento da Noz-Pecã (Pró-Pecã). E às 17h, no Pavilhão do Leite, a abertura oficial da Fenasul/Expoleite e o tradicional banho de leite, com a presença do governador José Ivo Sartori.

Nova Fenasul – Neste novo formato, público visitante vai poder conferir diversas atrações, como exposição de bovinos, caprinos, equinos, feira de agricultura familiar, feira de terneiros e vaquilhonas, feira de pequenos animais, realização de seminários técnicos, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas e praça de alimentação. Está programado também o 3º Rodeio Fenasul, organizado pela Federação Gaúcha de Laço, além de shows. O Pub do Queijo, promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) será montado na varanda da Farsul e ofertará os mais diferentes tipos de queijo produzidos pelas indústrias gaúchas. Outra atração será promovida pelo Irga, que pretende bater um recorde inusitado. A autarquia está planejando produzir o maior arroz de leite do Brasil, no sábado (27). A ação é uma iniciativa do Programa de Valorização do Arroz do Irga, o Provarroz. As primeiras porções do doce serão servidas aos auditores do RankBrasil.  A sobremesa será degustada pelo público presente da Fenasul e parte da receita do doce será repassada para instituições de ensino da rede pública municipal.

A Fenasul/Expoleite é uma promoção do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; Subsecretaria do Parque de Exposições Assis Brasil; Prefeitura de Esteio; Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul); Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag); Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs); Emater/Ascar-RS; Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat); Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS (Apil); Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers); Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando); Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC); Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac); Federação Gaúcha de Laço; Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e Conselho Regional de Medicina Veterinária.