Governo lança Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos (SIGA)

Assinatura de Instrução Normativa pelo Secretário da Agricultura Ernani Polo implementa de forma concreta sistema no RS

SIGA 08
Por Alexandre Farina/ Secom

Foi assinada nesta terça feira (27), no Palácio Piratini, pelo secretário da agricultura, pecuária e irrigação Ernani Polo, com a chancela do governador José Ivo Sartori, Instrução Normativa que implementa no RS o Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos (SIGA).  O SIGA é um sistema online que integra todas as operações relativas a este comércio no Estado, desde o registro de empresas comerciantes até a emissão da receita agronômica e utilização destes produtos. Diz respeito à rastreabilidade de uso em produtos agrícolas, gerencia a emissão de receitas, implanta o processo de coletas para análise de resíduos, disponibilizando um banco de dados atualizado.

O governador José Ivo Sartori destacou o avanço da gestão da informação no setor agrícola do Rio Grande do Sul. "O Siga é mais um exemplo de modernização das nossas práticas, que traz maior eficácia e agilidade aos serviços públicos. É uma ferramenta que reúne em si o cuidado com o manejo correto desses produtos e a possibilidade de avaliação e controle constante, inibindo regularidades", afirmou.

“A partir da assinatura da Instrução Normativa que regulamenta o SIGA, o RS começará a ter informações concretas sobre este comércio, com respaldo oficial do Estado. Com estas informações sobre seu uso nas lavouras gaúchas, o Governo do Estado poderá propor políticas públicas específicas e mais detalhadas. O Sistema SIGA é um Sistema de Estado, e não de governo, e que veio para ficar e possibilitará que o Rio Grande do Sul dê um passo de extrema importância para o futuro agrícola gaúcho. Ressalto o importante trabalho e empenho da equipe da secretaria da agricultura que esteve envolvida nesta construção para viabilizar o sistema", ressalta o secretário Ernani Polo.

O cruzamento de informações também permitirá investigar o uso de químicos aprovados para determinada cultura em outra. "Por meio do Siga, a Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) vai regular o uso de agrotóxicos de forma inteligente, através de informações concretas e de fácil acesso", acrescentou a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini.

O CREA e o Ministério Público Estadual também  atuaram de forma constante para que o sistema fosse colocado em prática. O Rio Grande do Sul, junto com o Paraná serão os pioneiros na gestão desse tipo de informação.

Agilidade e precisão de dados

Atualmente existem mais de 1400 empresas registradas, que, no passado, tinham a necessidade de enviar, na forma física,  as movimentações de compra e venda, gerando acúmulo de documentos, dificultando a análise.  Recentemente estes documentos já são mantidos na forma digital, em cada uma destas empresas. Agora, com o SIGA as empresas vão passar a enviar estes documentos, para dentro do SIGA.

Foto: Fernando Dias