Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Ibramate completa 4 anos de existência

Publicação:

erva
erva mate - Foto: Fernando Dias
Por Eduardo Oliveira

O Instituto Brasileiro da Erva Mate (IBRAMATE) completa hoje 4 anos de existência. Criado em 4 de janeiro de 2013, com sede na cidade de Ilópolis, interior do Rio Grande do Sul, reúne todas as entidades representativas dos produtores, viveiristas e indústrias de beneficiamento da erva-mate.

Em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, o IBRAMATE vem realizando um trabalho em prol do complexo ervateiro. No ano de 2016, através do Termo de Fomento o Governo do Estado, por meio da SEAPI, liberou uma parcela de R$467 mil em recursos que darão continuidade ao plano de trabalho desenvolvido pelo Instituto. Ainda no ano que passou foi aprovado o cadastro ervateiro, sistema permitirá a gestão da cadeia produtiva da Erva-mate no Estado do RS em todos os níveis, fornecendo um banco de dados dinâmico e atualizado para subsidiar as ações de políticas públicas voltadas a cadeia produtiva da Erva-mate.

Para 2017, de acordo com o Ibramate, estão previstas a busca de novos mercados consumidores de erva mate no Brasil e no exterior, a criação da Lei Federal de Incentivo a Cadeia Produtiva da Erva-mate, além de apoiar e contribuir para desenvolvimento de novas pesquisas, inovações tecnológicas e novos produtos.

De acordo com diretor executivo do Ibramate, Roberto Ferron, "nos últimos quatro anos, fizemos mais que os últimos quarenta anos, isto nos motiva para evoluir e empreender cada vez mais".

O secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo diz que "o instituto realiza um trabalho fundamental em um produto que está no presente no dia a dia dos gaúchos, que não abrem mão de seu chimarrão. Parabéns a todos do Ibramate. Vamos seguir atuando juntos em busca de melhores perspectivas para o setor".

A diretoria executiva do Fundomate parabeniza o Ibramate por mais um ano de trabalhos, pelas conquistas e apoio ao setor ervateiro.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação