Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Kits de irrigação do Programa Segunda Água da SEAPDR são entregues na Região Sul

Publicação:

imagem kit de irrigação 2
Carregamento de kits de irrigação para entrega em Pelotas e Herval - Foto: Divulgação/Seapdr

Nesta sexta-feira (5), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) estará efetuando a entrega de mais 56 kits de irrigação do Programa Segunda Água em dois municípios na Região Sul do Estado.

Em um trabalho conjunto dos Departamentos de Agricultura Familiar (DAFA) e Infraestrutura Rural (DINFRA) da SEAPDR e da Emater-RS/Ascar, foram organizados e carregados nesta semana os materiais que compõe os kits de irrigação. Neste transporte, estarão sendo entregues 23 kits de irrigação no município de Pelotas e 33 kits de irrigação no município de Herval.

O kit de irrigação por gotejamento é composto por uma caixa d’água de 1.000 litros, bomba d’água submersa, cabo para fiação elétrica, tubulação para condução da água do açude até a caixa d’água e até a área irrigada, filtros, registros, tubos gotejados para uma área irrigação de até 1.000m² e todas as conexões e peças necessárias para a montagem do sistema.

A partir da entrega nos municípios, os técnicos da Emater-RS/Ascar poderão iniciar a instalação dos sistemas junto às famílias beneficiárias do Programa. "Com a instalação do sistema de irrigação, a família, que já recebeu a construção do açude em sua propriedade, agora tem todas as ferramentas para desenvolver um cultivo de hortaliças, por exemplo, em espaço com estrutura de irrigação próximo a sua casa", destaca o agrônomo Jonas Wesz, coordenador do Programa.

30 famílias de agricultores, índios e quilombolas receberam os kits de irrigação em Pelotas
30 famílias de agricultores, índios e quilombolas receberam os kits de irrigação em Pelotas - Foto: Divulgação/Seapdr
Entrega no município de Pelotas 

Na sexta-feira (5), foram entregues kits de irrigação para 30 famílias do município de Pelotas, sendo 3 da aldeia kaingang, 13 famílias de agricultores familiares e 14 quilombolas. Com os açudes já construídos, agora se inicia a fase de montagem do sistema de irrigação.

A ação desenvolvida pela SEAPDR contou com a assistência técnica da Emater/RS-Ascar e apoio logístico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Pelotas.

Com essa nova entrega de materiais, já são 304 kits de irrigação por gotejamento entregues pela SEAPDR por meio do Programa Segunda Água somente na Região Sul do Estado.

O Programa Segunda Água

O Programa é resultado de um convênio firmado entre o Ministério da Cidadania e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da SEAPDR, e tem como objetivo garantir acesso à água para produção no meio rural para populações em situação de vulnerabilidade social. Assim, se busca a promoção da segurança alimentar e hídrica, através da construção de cisternas, microaçudes e da instalação de pequenos sistemas de irrigação. Serão beneficiadas, ao longo do Programa, 2,7 mil famílias de 68 municípios gaúchos, com investimentos de R$ 26,2 milhões.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação