Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Livro trata sobre potencial de Indicação Geográfica para o abacaxi de Terra de Areia

Publicação:

A Indicação Geográfica (IG) é um tipo de certificação concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial
A Indicação Geográfica (IG) é um tipo de certificação concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Por Elaine Pinto

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação, por meio do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA/Seapi), lançou o livro "Abacaxi de Terra de Areia: Potencial para Indicação Geográfica". Organizada pelos pesquisadores Loana Cardoso, Larissa Bueno Ambrosini e Rodrigo Favreto, e disponibilizada gratuitamente em formato digital, a publicação é fruto de projeto de pesquisa conduzido por quatro anos com recursos do CNPq.

O Litoral Norte do Rio Grande do Sul é o maior produtor de abacaxi do estado. Dentre as inúmeras demandas de pesquisa dos produtores locais, estava avaliar a possibilidade de valorização do fruto por meio de uma Indicação Geográfica (IG), que é um tipo de certificação concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a produtos ou serviços cujas características estejam diretamente relacionadas ao seu local de origem, o que representa uma diferenciação.

O projeto mobilizou diretamente 14 pesquisadores e técnicos, que percorreram mais de 10 mil quilômetros, realizando leitura da paisagem, entrevistas com informantes-chave, identificação de agricultores, coletas de solo, identificação de pontos de comercialização, entrevistas, instalação e revisão de estação meteorológica, reuniões de campo e de equipe, apresentações regionais do projeto, entre outras ações. 

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação