Missão à Ásia e ao Oriente Médio busca ampliar mercados ao Agro gaúcho

Secretário Ernani Polo integra comitiva do ministério da agricultura, que conta também com empresários do setor agropecuário

DSC 7527 - Foto: eduardo oliveira
Por Alexandre farina

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) realiza Missão Oficial à Ásia e Oriente Médio no período de 04 a 16 de fevereiro, tendo como destino os seguintes países: Coreia do Sul, Singapura, Indonésia, Malásia e Emirados Árabes Unidos.

O secretário da agricultura, pecuária e irrigação do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, integrará a comitiva. A missão será chefiada pelo Secretário Executivo do Mapa, Sr. Eumar Novacki, e tem como objetivo negociar a abertura de mercados para produtos do agronegócio brasileiro nesses países, bem como promover contatos comerciais e de investimentos entre empresários brasileiros e suas contrapartes. Também acompanham o secretário Novacki, o diretor do Departamento de Negociações Não Tarifárias,  Alexandre Pontes,  o  diretor do Departamento de Promoção Internacional de Investimentos, SRI, Evaldo da Silva Júnior e o Coordenador Geral de Apoio Técnico Administrativo, Thiago Vinícius Pinheiro da Silva. Empresários do setor agropecuário gaúcho e brasileiro também integram a missão.

Nesta quarta-feira (31) o secretário Ernani Polo reuniu-se com entidades representativas dos setores de carnes bovina, suína, aves, mais setor de leite e arroz, onde recebeu pauta a ser apresentada aos países que vão ser visitados, com solicitações de ampliação e abertura de novos mercados. Estiveram presentes Rogério Kerber, do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul,  Sips, Zilmar Moussale, do Sicadergs, Sindicato da Indústria de Carnes e Devirados do RS, Darlan Palharini, secretário executivo do Sindilat, Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado,  Marcos Oderich, Coordenador do Conselho da Agroindústria da Fiergs, Conagro,  Paulo Roberto da Silva, diretor do BRDE, Victor Kayser, do Instituto Riograndense do Arroz,  Irga e Antônio Aguiar, diretor Geral da Seapi.  A Associação Gaúcha de Avicultura enviou material com solicitações para a missão.

O setor de aves já possui relação comercial  com Arábia Saudita, Indonésia, Malásia e Coreia do Sul e vê boas possibilidades de aumentar as exportações para estes países, além de iniciar a prospecção de outros. Já o setor do leite solicita que se interceda para que Catar, Indonésia, Tailândia, Malásia e Coréia do Sul, possam habilitar plantas brasileiras para exportações de derivados de produtos lácteos. Da mesma forma o setor de carne bovina prepara pauta para prospecção nestes países. Já há, especialmente na Coreia do Sul, consulta para importação de carne bovina enlatada. Para o arroz, será levada solicitação elaborada pelo Irga, para possíveis intercâmbios em pesquisa com Coréia do Sul, Indonésia e Cingapura. Também para o setor orizícola há a perspectiva de importação, pela Indonésia, de 500 mil toneladas de arroz, agora em 2018. Outro ponto que será buscado avançar será nas negociações comerciais via Emirados Árabes, que atualmente consiste em um grande pólo de entrada de produtos exportados para países africanos.

“Vamos nos apresentar e esse mercado potencial. Juntos, os países que vamos visitar somam mais de 355 milhões de habitantes, um número expressivo de pessoas que necessitam de alimento. Muitos destes países não possuem produção agropecuária. Temos várias demandas listadas pelas entidades do setor do Agro gaúcho que já levaremos para adicionar aos pleitos que o Ministério da Agricultura está preparando. Sem dúvida é uma grande oportunidade para apresentar a qualidade dos produtos brasileiros, reforçar ações comerciais já existentes e abrir novas frentes de comercialização. Além disso vamos reforçar que estamos trabalhando no avanço de nosso status sanitário, para que o RS seja zona livre de aftosa sem vacinação, o que nos permitirá, em breve, ter uma melhor condição para ampliar ainda mas as exportações dos produtos de origem de proteína animal. Esperamos colher bons frutos nesta missão, onde estaremos com o Secretário Executivo do Mapa, Eumar Novacki”, ressalta o secretário Ernani Polo.

Agenda

Está programada agenda em Seul, na Coréia do Sul, dia 07, quarta-feira, reunião com o Ministério da Segurança Alimentar e Medicamentos (MFDS) e também no Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais (MAFRA). Já dia 08 a comitiva participa do encontro com investidores e importadores para tratar da intensificação do comércio.

Dia 9 em Singapura, haverá encontro com embaixador do Brasil, com o CEO do serviço veterinário de Singapura – Agri - Food e Veterinary Authority of Singapore – AVA), bem como encontro com investidores e Câmara de Comércio.

Nos dias 12 e 13, na Indonésia, encontros com Ministros da Agricultura e do Comércio, com a estatal Bulog e encontro com investidores.

Já dia 14, na Malásia, em Kuala Lumpur, audiência com embaixador brasileiro, com os Ministros e Vice-Ministros do Departamento de Serviços Veterinários (DVS), e do Departamento de Desenvolvimento Islâmico da Malásia (JAKIM).

Por último, dia 15, em Dubai nos Emirados Árabes, haverá encontro com o chefe do centro de segurança alimentar de Abu Dhabi.