Município de Teutônia adere ao Susaf

Secretário Odacir Klein
Secretário Odacir Klein - Foto: Volmar Fornani/Seapi
Por Eduardo Oliveira/Ascom Seapi

Uma cerimônia oficial realizada no Centro Administrativo Municipal marcou a adesão do município de Teutônia ao Sistema Unificado Estadual de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS).

O Susaf permite a comercialização de produtos oriundos das inspeções municipais para circulação intermunicipal, dando condições de comercialização dos produtos oriundos das pequenas agroindústrias em todo o território estadual.

De acordo com o secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Odacir Klein, o Susaf “amplia as áreas de comércio, trazendo mais renda para os produtores e para as famílias que dependem disso para seu sustento, porém sempre garantindo qualidade e inocuidade dos produtos em benefício da saúde pública”.

A partir da entrada em vigor do novo modelo do Susaf, que permitiu uma mudança de paradigma da substituição do modelo de equivalência pela responsabilização formal do município, decretado no mês de agosto e normatizado em setembro, a adesão dos municípios ganhou mais celeridade. O pedido de adesão deve ser formalizado na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, juntamente com toda a documentação que o comprova que o município atende os requisitos exigidos pela Instrução Normativa (IN) n° 10/2018.

O texto da IN estabelece que a adesão dos municípios seja realizada mediante análise documental e principalmente pelos termos de responsabilidade anexos na normativa e, também por análise laboratorial dos produtos.

Com as mudanças na legislação, 41 municípios aderiram ao novo sistema, somando-se aos 34 que já constavam no antigo modelo. Ao final de 2014, apenas quatro estavam aptos.

Estiveram presentes no ato o secretário Odacir Klein, o secretário municipal da agircultura, Gilson Hollmann, e o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup.