Programa Água para Todos entrega sistemas de abastecimento em comunidades rurais

foto divulgação seapdr água
Foto: Divulgação/Seapdr
Por Darlene Silveira

“Água é sinônimo de dignidade, vida e desenvolvimento para uma comunidade. Esta rede significa pra nós uma elevação significativa na qualidade da água, pois tínhamos uma fonte com volume razoável, porém de baixa qualidade”, celebra Eliziane Maria Outeiro Câmara, uma das proprietárias da Agroindústria Tia Zane, em Hulha Negra. Ela integra uma das 200 famílias beneficiadas no município com a entrega, em novembro, de um sistema de abastecimento pelo Programa Água para Todos, um investimento de R$ 1.560.152,41. O programa é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em convênio com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Agroindústria Tia Zane existe desde 2015  Foto Divulgação
Agroindústria Tia Zane existe desde 2015. Foto: Divulgação

Eliziane conta que toda a família atua na empresa de produtos de origem vegetal, como panificados, doces, geleias, compotas e conservas. “Inclusive meu filho, que estava trabalhando na cidade, voltou pra agricultura junto com a minha nora, que era professora”.

A agricultora ressalta o papel das políticas públicas de incentivo à produção familiar. “Como o abastecimento de água e as compras através da merenda escolar, pois garantem a soberania e a permanência da família no campo”, destaca.

Programa Água para Todos

A região de Hulha Negra é historicamente uma das mais castigadas pela falta de chuva  Foto DivulgaçãoSeapdr
A região de Hulha Negra é historicamente uma das mais castigadas pela falta de chuva. Foto: Divulgação/Seapdr

Conforme o engenheiro agrônomo e analista ambiental da Seapdr, Rafael Graffitti, trata-se de um convênio federal que tem como objeto a implantação e/ou ampliação de sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais. “Ele está no âmbito do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água, criado pelo extinto Ministério da Integração Nacional, atualmente inserido no Ministério do Desenvolvimento Regional e conveniado com a Seapdr”.

Graffitti esclarece que as cerca de 200 famílias beneficiadas de Hulha Negra pertencem aos assentamentos Meia Água, Estância Velha I e II, Estância Samuel, Conquista da Fronteira, Das Palmeiras, Tapete Verde, Capivara II, Nasce Uma Esperança e Santo Antônio II. “Esta região do Estado é historicamente uma das mais castigadas pela falta de chuva. Até a implantação dessa rede, pelo menos em algum momento durante o ano, essas famílias dependiam de caminhão pipa da prefeitura para serem abastecidas com água potável”.

Ele explica também que, em outubro, foram concluídas duas redes adutoras em Iraí, que tem potencial para atender a cerca de 60 famílias, assim que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) aprovar os projetos elaborados pelo município para execução da rede de distribuição nas comunidades de Roncador e Camboatã. “Atualmente se abastecem da água fruto do investimento de R$ 246.198,22, apenas as famílias próximas às caixas d’água instaladas”.

“Em um momento como este que estamos vivendo, com o Estado passando por uma segunda estiagem consecutiva no mesmo ano, esta entrega traz um grande alívio aos produtores beneficiados, através desta parceira entre a Secretaria da Agricultura e o Ministério do Desenvolvimento Regional, que é fundamental para os agricultores gaúchos”, complementa o secretário Covatti Filho.

Entregas do Convênio Redes de Água em 2020

De acordo com o engenheiro agrônomo Graffitti, o objetivo deste Convênio é ampliar e qualificar o acesso ao uso de água, para consumo próprio ou produção de alimentos nos assentamentos da reforma agrária no Rio Grande do Sul. Firmado entre o Governo do Estado do RS e a Superintendência Regional do Incra, teve R$ 7.500.000,00 repassados para sua execução através da Seapdr.

Durante o segundo semestre, foram licitadas sete obras que contemplam poços e rede de distribuição de água para atender a cerca de 500 famílias nos municípios de Jóia e Santana do Livramento. “As obras sofreram atrasos em função da pandemia, mas atualmente estão em fase inicial de execução, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2021”, prevê Graffitti.

Ele conta que em outubro foi liberado junto ao Incra o valor de R$ 1.000.000,00, referente ao rendimento dos valores depositados no convênio, para viabilizar a execução de duas redes adutoras no município de Candiota. “Estas adutoras irão apoiar o fornecimento de água tratada em diversos sistemas já instalados na região que sofrem com o rebaixamento do nível de seus poços nos períodos de estiagens. Inclusive após a conclusão dessas obras, mais famílias poderão ser beneficiadas devido à maior disponibilidade de água tratada. A licitação dessas obras está em fase de instrução e em breve deverá ser publicada pela Celic”.

E, para concluir, Graffitti comenta que, em março deste ano, poucos dias antes do início da pandemia de Covid-19 no Brasil, foi entregue um sistema de abastecimento em Tupanciretã, com investimento de R$ 378.922,72. “As famílias residentes no assentamento Nova Tupã puderam enfrentar a pandemia com água disponível em suas casas para higiene pessoal e cozinhar, além de qualificar a produção de alimentos em seus lotes”, relata com satisfação.