Projeto trará pesquisa aplicada e capacitação para agricultores da Serra Gaúcha

Através de convênio, governo incentiva aplicação de conhecimento em prol do desenvolvimento agropecuário

Projeto vai fortalecer sistemas de produção da Serra Gaúcha, como a vitivinicultura - Foto: Fernando Dias

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, por meio do seu Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (Seapi-DDPA), assina, nesta sexta-feira (15), convênio com o Senar-RS, a Emater/RS-Ascar e a Universidade de Caxias do Sul para implantar o Projeto Integrado de Pesquisa Agrícola e Capacitação de Agricultores, Técnicos e Extensionistas Rurais na Serra Gaúcha. A assinatura será realizada no Palácio Piratini, às 15h30, com a presença do governador José Ivo Sartori.

O projeto tem por finalidade estabelecer ações conjuntas de pesquisa aplicada e capacitação técnica para a região da Serra Gaúcha, utilizando a estrutura do Centro de Pesquisa Celeste Gobbato do DDPA, em Fazenda Souza, distrito de Caxias do Sul. O objetivo é desenvolver pesquisas agrícolas com foco na demanda local que, por sua vez, servirão de base para a realização de cursos de capacitação e treinamento para aqueles envolvidos nestas atividades.

“Estas iniciativas fazem parte da construção de uma rede estadual integrada de pesquisa. Já estamos em tratativas com outras unidades para intensificar as ações com Embrapa, universidades, institutos federais e próprio Senar, envolvendo também a extensão, através da Emater, para que a pesquisa seja realizada em cima das demandas dos setores da produção agropecuária do Estado”, diz o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo.

O convênio será fomentado pelo Senar-RS, com contrapartida das instituições, contabilizando um total de R$ 7 milhões em investimentos. Estes valores serão utilizados para adquirir estufas de alta tecnologia, instalar parreirais modelo, reformar e colocar dentro das normas vigentes a Cantina Escola e a Agroindústria para a realização de pesquisas, reformar salas de aula e montar um pequeno auditório para cursos de capacitação, realização de palestras, dias de campo e seminários.

“O investimento em pesquisa, com ênfase na capacitação de agricultores, técnicos e extensionistas, está alinhado à vocação do Senar-RS de qualificar cada vez mais o produtor rural. É mais um passo importante para elevar a qualidade da produção gaúcha através da oferta de aprimoramento constante”, ressalta o presidente do conselho administrativo do Senar-RS, Carlos Sperotto.

Mais de 70 técnicos estão envolvidos na atividade e a previsão é de que mais de 2,5 mil agricultores, produtores e técnicos rurais sejam beneficiados ao longo do projeto.