Protocolado na Assembleia Legislativa projeto que propõe novo modelo de inspeção de produtos de origem animal no RS

Proposta que autoriza que Estado habilite médicos veterinários para realizar serviço tramitará em regime de urgência

SEAPI TODOSpeloRioGrandeatualizado
Por Alexandre Farina

Foi protocolado nesta terça feira (27) na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 125/2017, do governo do Estado que autoriza a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação a habilitar médicos veterinários para fazer o serviço de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal, através de empresas credenciadas. O PL 125 chega em regime de urgência no legislativo gaúcho e tem 30 dias para ser votado. O novo modelo já foi apresentado a entidades do setor de proteína animal, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Sindicato dos Médicos Veterinários do RS, Associação dos fiscais Agropecuários do RS, Ministério Público Estadual e foi construído escutando sugestões da equipe interna da secretaria da agricultura, com o apoio do FUNDESA. A proposta também foi apresentada aos membros do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Agricultura, (CONSEAGRI) e ao Ministério da Agricultura.

Atualmente como consta em legislação, apenas os médicos veterinários da Secretaria ou das prefeituras municipais, através de convênios, podem fiscalizar e inspecionar indústrias com produtos de origem animal. A nova lei propõe que a inspeção – ou seja, o acompanhamento permanente da produção – possa ser realizado por médicos veterinários habilitados, contratados por empresas credenciadas na Secretaria para prestar este serviço. A coordenação e fiscalização continuará exclusivamente a cargo da Secretaria, que também supervisionará os trabalhos de inspeção. Esse mesmo modelo proposto, de médicos veterinários habilitados, já é adotado pelo ministério da agricultura na área de defesa. Só no RS são em torno de aproximadamente 600 médicos veterinários habilitados pelo Mapa.

De acordo com o secretário Ernani Polo, este novo modelo permitirá que os servidores da secretaria possam se voltar para os serviços de fiscalização e fortalecer o serviço de defesa: “Temos hoje uma grande demanda para atender e enfrentamos dificuldades com isto, o que gera entraves para a abertura de novas empresas e a ampliação de atividades das já existentes. O Estado deixa de arrecadar milhões em ICMS ao ano por causa disso, além dos quase 500 empregos que deixam de ser gerados”, ressalta o secretário. “ Agora com o projeto já protocolado na Assembleia vamos acompanhar seu trâmite para que tenhamos esta legislação aprovada e em vigor ainda em 2017”, completa o secretário.

Este novo modelo de inspeção, que já é utilizado em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso , Espírito Santo e em diversos países, os veterinários seriam habilitados a partir de treinamentos realizados – a Seapi já está dialogando com o Senai para que possa realizar capacitações em indústrias com o objetivo de melhorar seus processos de boas práticas na fabricação de alimentos de origem animal e com a Universidade Federal de Santa Maria para que possa treinar profissionais que seriam habilitados pela Secretaria da Agricultura. Além disso, a própria equipe da Secretaria da Agricultura realizaria treinamentos, para haver um nivelamento no processo de inspeção.