Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Resultados do Projeto Mais Água são apresentados em curso de extensão universitária

A iniciativa originou outros cinco subprojetos

Publicação:

Água e Solo
Água e Solo - Foto: Fernando Dias
Por Marta Kroth

O curso de extensão universitária aconteceu no salão de atos da Faculdade de Agronomia da UFRGS. O Mais Água é um projeto multidisciplinar sobre sistemas agrícolas que visam a disponibilidade e melhoria da qualidade da água no Estado.  O estudo preconiza práticas de conservação do solo para reduzir problemas nas estiagens, incentivando a melhoria da produção.

Foram apresentados os estudos de 5 sub projetos que tiveram desdobramentos a partir do Mais Água. São eles: o  “Suíno Água”, da FEEVALE, que trouxe estratégias para reduzir o potencial poluente dos dejetos de suínos no ambiente; o “Projeto Monitora”, que faz o acompanhamento hidrossedimentológico e da qualidade da água, desenvolvido pela UFSM;  “Grãos  PD”, em parceria com a UFRGS e o Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura - DDPA , que visa a melhoria da qualidade do solo e da água em sistemas de produção de grãos; o “Meteoro”, também da UFRGS e DDPA que monitora os elementos meteorológicos e a previsão do tempo e clima; e o “Pp Hidro”, da UERGS, que faz a análise socioeconômica e das políticas ambientais e de recursos hídricos.

Segundo o Jackson Freitas, do DDPA, o produto final de todos os sub projetos é tentar convencer os produtores que o manejo adequado do solo e dos recursos hídricos resultam em aumento da produtividade e tem capacidade de preservar o ambiente.

O “Mais Água” é uma parceria entre a SEAPI - Secretaria Da Agricultura, Pecuária e Irrigação, UFRGS, UFSM, UERGS E FEEVALE. O projeto conta com a participação de nove instituições e uma equipe com mais de 100 profissionais.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação