Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Santo Augusto sedia Seminário Microrregional de Manejo e Conservação de Solo e Água

Publicação:

seminário
seminário - Foto: Eduardo Oliveira
Por Bethânia Helder

Na manhã desta sexta-feira (21), o município de Santo Augusto, na região Celeiro do Estado, foi palco de Seminário Microrregional de Manejo e Conservação de Solo e Água, promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, em parceria com a Emater.

O evento faz parte das ações propostas pelo Conservar para Produzir Melhor, programa de conservação do solo e da água, que visa incentivar, fomentar e coordenar ações integradas em parceria com órgãos e entidades públicas e privadas; estabelecer programas, diretrizes e instrumentos para a proteção e a conservação da qualidade do solo e da água.

Dentre as apresentações, o engenheiro agrônomo da Emater, Edemar Streck, falou sobre a realidade da conservação do solo na Região Celeiro e os desafios do Programa Estadual; o pesquisador da Embrapa Trigo, Jorge Lemanski, explanou sobre a agricultura conservacionista, seus resultados e práticas e também foram apresentadas experiências de agricultores em manejo e conservação do solo e água com plantas pelos produtores Marcos Friederich, de Ajuricaba, Edi Verner Jann, de Ijuí e Vanderlei Neu, de XV de Novembro.

De acordo com o Secretário Ernani Polo, a conservação do solo e da água é de fundamental importância para o aumento da produtividade nas lavouras e também para o meio ambiente: "Trabalhar o solo reflete bons resultados nas colheitas, além de ser benéfico ao meio ambiente. As condições de solo e da água são um grande limitador da produtividade no Brasil. Estruturar esse programa é uma forma de aumentar a renda dos produtores e preservar o meio ambiente. Por isso, criamos o programa Conservar para produzir melhor, uma política não de governo, mas de estado, pois os governos passam, mas a produção, os produtores e as entidades relacionadas, irão permanecer trabalhando", destacou.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação