Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

SEAPI adquire equipamento para análise de resíduos

Publicação:

SEAPA TODOSpeloRioGrandeatualizado
SEAPA TODOSpeloRioGrandeatualizado
Por fabíola lopes | bethânia helder

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação adquiriu, via recurso FUNDOVITIS, o aparelho LCMSMS para o Laboratório de Referência Enológica da SEAPI – LAREN. O aparelho foi entregue no Laren nesta quinta-feira (15) e está com a previsão de instalação para maio.

O LC MSMS é um aparelho de alta tecnologia de uma empresa conhecida internacionalmente no setor de tecnologia para laboratórios, a Agilent. No ponto de vista analítico, o LC MSMS gera resultados alto confirmatórios, ou seja, não requer mais de uma técnica analítica para comprovação de resultados precisos e confiáveis.

A técnica de LCMSMS é suficiente para comprovação de resultados. Além disso, o sistema LCMSMS é uma técnica altamente sensível e atende às exigências de legislações internacionais, além de ser extremamente veloz, o que resulta redução de uso de solventes, dando mais segurança para a saúde dos usuários.

De acordo com a chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria da Agricultura, Fabíola Boscaini Lopes, o LCMSMS é um sistema mais versátil do que qualquer outro instrumento, pois analisa uma gama muito maior de moléculas e diversos tipos de matrizes. “Por meio deste aparelho há a possibilidade de analisar uma grande quantidade de compostos, possuindo uma biblioteca de mais de 750 princípios ativos de agrotóxicos. A análise destes princípios ativos se dá em quantidades traço, o que facilita a investigação em casos de fraudes nos produtos analisados, e análise de resíduos de alergênicos”, destaca.

Para a chefe da DIPOV, os vinhos e derivados da uva podem conter substâncias químicas em pequenas quantidades adicionadas intencionalmente para encobrir fraudes e também presentes, acidentalmente, as quais podem ser prejudiciais à saúde do consumidor: “Por exemplo, podemos citar os conservantes proibidos ou não permitidos, os resíduos de agrotóxicos e natamicina. Atualmente, vários países importadores exigem a análise de resíduos de agrotóxicos em vinhos. Já o consumo de natamicina por vias indiretas e sem controle sobre suas dosagens pode trazer sérios problemas para a saúde, com riscos de alergias, resistência a microorganismos e intoxicações. O aparelho LCMSMS permitirá a análise de resíduos de agrotóxicos, conservantes não permitidos e natamicina (antibiótico) em vinhos e derivados da uva e do vinho”, explica.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação