Secretaria de agricultura inicia processo de interiorização

Iniciativa tem como objetivo aproximar a secretaria do setor produtivo Gaucho

DSC 8495
Secretaria de agricultura inicia processo de interiorização - Foto: Eduardo Oliveira
Por Eduardo Oliveira

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul iniciou ontem seu processo de interiorização. Cruz Alta e Ijuí sediaram as reuniões na tarde de ontem (28) e na manhã de hoje (29). Foram as primeiras duas supervisões, das dezenove existentes no estado, a receber o encontro, que tem por objetivo aproximar a secretaria da agricultura com os produtores, prefeitos, secretários municipais de agricultura, sindicatos, cooperativas, associações e demais entidades.

O secretário Ernani Polo apresentou dados relativos a importância da agricultura e pecuária para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, tais como números sobre a produção de grãos, carnes, ovos e leite. Ele também abordou os programas que estão em andamento na secretaria, como o Agro+ RS, que visa desburocratizar e atualizar normas em vigor atualmente, o Conservar para Produzir Melhor, que pretende contribuir para a melhoria da fertilidade dos solos e da produtividade agrícola, através de uma política permanente de Estado, e o Pró-Oliva, que incentiva o plantio de Oliveiras no estado. Na área de defesa animal, Ernani Polo falou, entre outros assuntos, sobre a vacinação da febre aftosa, que terá o de sua primeira etapa no mês de maio, e a intenção de, no futuro, obter a certificação de Zona Livre de Aftosa sem vacinação (hoje o Brasil possui a certificação mediante vacinação).

Nas palavras do Secretário, “a interiorização permite apresentar os programas e ações em andamento, além de ouvir  demandas e sugestões que possam vir a contribuir e aprimorar o trabalho equipe da secretaria da agricultura, pecuária e irrigação do estado. Iremos percorrer todas as dezenove supervisões regionais nos próximos meses e contamos com a presença de prefeitos, secretários de agricultura, entidades e demais membros do setor primário gaúcho que queiram se inteirar sobre nossas atividades, esclarecer dúvidas e, também, opinar”.

Ao final de cada reunião, foi aberto espaço para perguntas dos participantes, respondidas pelos diretores e supervisores da Seapi, e pelo secretário Ernani Polo. O presidente da Emater, Clair Kuhn, também marcou presença em ambos os eventos.