Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Secretário participa de reunião na Casa Civil para tratar sobre a cadeia leiteira

Cadeia leiteira foi recebida pelo Ministro Eliseu Padilha

Publicação:

Cadeia leiteira foi recebida pelo Ministro Eliseu Padilha
Cadeia leiteira foi recebida pelo Ministro Eliseu Padilha
Por EDUARDO OLIVEIRA

Ernani Polo, secretário da agricultura, pecuária e irrigação, e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagri) participou na tarde desta terça-feira de reunião com o ministro chefe da casa civil, Eliseu Padilha, e o ministro da indústria, comércio exterior e serviços, Marcos Pereira, em Brasília. O encontro teve como pauta a séria situação enfrentada pelos produtores de leite que, nos últimos meses vem enfrentando dificuldades com os preços e até mesmo abandonando a atividade.


Dois pontos considerados críticos foram tratados: compras governamentais, da qual já existe um pedido de cinquenta mil toneladas de leite em pó e quatrocentos milhões de litros de leite UHT. Está definido que o Ministério da Agricultura, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, e a Casa Civíl assumiram o compromisso de buscar, nos próximos dias, recursos para que as compras sejam efetuadas.


Também foi tratado a implantação de cotas para o leite que vem do Uruguai, cuja participação do governo é fundamental para induzir o país vizinho a aceitar que as cotas sejam estabelecidas. De acordo com o secretário Ernani Polo, “ as cotas são fundamentais para que hajam critérios e regras que evitem o desequilíbrio que o setor está enfrentando no momento, prejudicando uma atividade fundamental para o Rio Grande do Sul”.


Também estiveram presentes na reunião Alexandre Guerra, Presidente do Sindilat, Carlos Joel, Presidente da Fetag, Paulo Pires, presidente da Fecoagro, Nery Gueller, secretário de políticas agrícolas do MAPA, Caio Rocha, secretário nacional de segurança alimentar e nutricional, José Ricardo Ramos Roseno, secretário especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, presidentes de cooperativas, deputados federais, além de representantes de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação