Secretário participa de reunião sobre recuperação da Consulati

DSC 8169 - Foto: Eduardo Oliveira
Por Eduardo Oliveira

O secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo, esteve reunido na tarde desta segunda-feira (24) com uma comitiva de empresários, prefeitos e deputados da Região Sul do Estado, que foi recebida no Gabinete da Casa Civil, no palácio Piratini, para tratar do processo de recuperação da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios Ltda. (Consulati). A instituição que atua há 44 anos tem cerca de 25 mil pessoas envolvidas nas suas atividades, segundo explicou o superintendente Jones Raguzoni. O secretário adjunto da Casa Civil, José Guilherme Kliemann, do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, também participaram.

A pauta do encontro foi a possibilidade de adesão da empresa ao Refaz (Programa Estadual Especial de Quitação e Parcelamento) como forma de negociar dívidas da cooperativa. O secretário Kliemann encaminhará o tema com a Secretaria da Fazenda para avaliar as alternativas. Dirigentes dos bancos públicos colocaram suas instituições à disposição para a busca de soluções financeiras possíveis.

“Teremos uma assembléia para aprovar o plano estratégico da cooperativa na próxima semana, cujos resultados serão repassados ao governo do Estado e às instituições financeiras para retomar o curso normal das atividades da Consulati, que são extremamente importantes para a Região Sul e para o Estado”, disse o gestor da cooperativa.

O secretário Ernani Polo disse que a “cooperativa presta um serviço importante na economia da região, principalmente no aspecto social devido ao número de agricultores envolvidos de forma direta e indireta com as atividades agropecuárias desenvolvidas. Já tive a oportunidade de visitar a Consulati e participar de reuniões anteriores com bancos e diretoria. Estou dedicado a auxiliar na retomada de seus serviços”.

Pelas instituições financeiras participaram a presidente do Badesul, Suzana Kakuta, o diretor de crédito do Banrisul, Oberdan de Almeida, além de Odacir Klein, presidente do BRDE. Também estiveram presentes os deputados estaduais Pedro Pereira, Catarina Paladini, Luis Augusto Lara e Adilson Troca, além dos prefeitos Diocelio Jaeckel, de Morro Redondo, Mauro Santos Nolasco, de Capão do Leão, e Marcus Vinicius Muller Pegoraro, de Canguçu.

Os associados da Cosulati estão em 45 municípios da região sul do Estado, com instalações industriais em Capão do Leão, Morro Redondo e Canguçu.