Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Silvicultores devem ter cadastro florestal junto à Secretaria da Agricultura

Publicação:

Representantes da Fetag debatem sobre cadastro florestal
Representantes da Fetag debatem sobre cadastro florestal - Foto: Eduardo Oliveira/Seapi
Por Darlene Silveira

Em reunião realizada nesta quinta-feira (9), no gabinete do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, deputado Ernani Polo, com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva, foram tratados assuntos sobre o cadastro florestal dos silvicultores do Estado. Após a aprovação da Lei 14.961/2016, que trata da política agrícola estadual das florestas plantadas e seus produtos, o cadastro, que é declaratório, obrigatório e gratuito, passou a ser coordenado pela Seapi. Com ele, os silvicultores recebem uma certidão de registro, que regulariza a comercialização de seus produtos florestais. Conforme Polo, a Fetag tem apoiado e auxiliado os agricultores no encaminhamento da documentação necessária.

 

Segundo o engenheiro agrônomo e assessor técnico da Câmara Setorial das Florestas Plantadas da Seapi, Fabricio Azolin, durante o encontro foi discutida a forma de encaminhamento dos cadastros dos silvicultores - produtores de acácia, pinus e eucalipto - e dos produtores de carvão vegetal (pessoas físicas). “Eles devem enviar solicitação para o e-mail: cadastro-florestal@agricultura.rs.gov.br. Com essa nova sistemática, a Secretaria espera agilizar a emissão da certidão de registro”, explicou. “Estamos com a nossa equipe preparada para que possamos atender às demandas o mais rápido possível”, acrescentou Polo.

 

Estiveram presentes ao encontro ainda o assessor de Meio Ambiente de Política Agrícola da Fetag, Guilherme Velten Júnior; o assessor do deputado estadual Elton Weber (presidente da Frente Parlamentar da Silvicultura do RS), Alexandre Scheifler; e o engenheiro florestal da Seapi, Tiago Fick.

 

Mais informações no site: www.agricultura.rs.gov.br, no link Serviços e Informações, Cadastro Florestal.


Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação