Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Susaf é tema de seminário na Assembleia Legislativa

Estado já conta com 21 adesões municipais ao sistema que permite que agroindústrias comercializam produtos para outros município

Publicação:

susaf
susaf
Por Alexandre Farina

Aconteceu na manhã desta quarta feira (19) no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, o Seminário Estadual do Susaf, Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte. Proprietários de oito agroindústrias localizadas em municípios que aderiram ao Sistema apresentaram uma avaliação dos resultados econômicos obtidos e das perspectivas abertas com a possibilidade de comercializarem seus produtos em todo o Estado. Eles integraram mesa de debates do Seminário sobre o SUSAF-RS, promovido pela Assembleia Legislativa, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação e Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).

Atualmente 21 serviços de inspeção estão aderidos (cidades formalizaram adesão) ao Sistema, totalizando 34 agroindústrias familiares cadastradas. Outras 208 localidades já solicitaram adesão ao sistema. “ O seminário foi um bom espaço para debatermos as novas perspectivas e os resultados econômicos alcançados pelas agroindústrias que produzem e comercializam produtos de origem animal e cujas sedes ficam em municípios que aderiram ao Susaf. As adesões estão crescendo e vão crescer ainda mais, o que lá na ponta significa geração de emprego e renda”, avalia o secretário Ernani Polo.
Instituído pela Lei 13.825/2011, de autoria do deputado Edegar Pretto (PT), o SUSAF/RS permite às empresas que contam com o selo do Sistema comercializar produtos de origem animal fora das fronteiras de seus municípios.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação