Assistência à agricultura familiar recebe carros e notebooks novos

Secretário Covatti Filho: "Temos que dar as melhores condições possíveis aos técnicos e extensionistas" - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Um reforço importante para quem tem a função de orientar e prestar assistência técnica aos agricultores familiares do Estado. O governo gaúcho entregou, nesta segunda-feira (11), 108 novos veículos para a Emater/RS, empresa conveniada da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural que faz o trabalho de extensão rural no Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite e o secretário Covatti Filho também oficializaram o repasse de 120 ultrabooks, já recebidos pela Emater.

Governador Eduardo Leite e secretário Covatti Filho entregaram 108 carros para a Emater (22) - Foto: Eduardo Oliveira/Ascom Seapdr

O governador afirmou que cuidar da agricultura familiar é cuidar da economia do Estado: "Os carros são instrumentos de trabalho, obviamente não fazem nada sozinhos. Mas dão suporte ao serviço qualificado e fundamental da Emater, especialmente nas pequenas propriedades. As novas técnicas e tecnologias, quando chegam com a devida orientação até a ponta, podem significar mais renda para os produtores. E o campo é um setor vital, que precisa ser fortalecido, até mesmo para enfrentar a nossa crise financeira".

Governador Eduardo Leite e secretário Covatti Filho entregaram 108 carros para a Emater (9) - Foto: Eduardo Oliveira/Ascom Seapdr

Segundo o secretário Covatti Filho, é preciso renovar a estrutura da Emater, que ainda tem automóveis da década de 1980: “Temos que dar as melhores condições possíveis aos técnicos e extensionistas, que já prestam um excelente serviço, mas precisam de modernização. A gente ainda está muito preso ao papel e dá pra atualizar com tecnologia. Por isso os ultrabooks e os carros".

Governador Eduardo Leite e secretário Covatti Filho entregaram 108 carros para a Emater (15) - Foto: Eduardo Oliveira/Ascom Seapdr

Os automóveis são do modelo Fiat Mobi Like Flex 1.0 ano/modelo 2018/2019. A nova frota e os computadores foram adquiridos por meio de um convênio com o governo federal, firmado em 2016, no valor de R$ 4,8 milhões, sem necessidade de contrapartida do Estado. O governo gaúcho fez a compra por meio de licitação, vencida pela empresa que apresentou o menor preço. Ao todo, são mais de 70 municípios diretamente beneficiados (veja lista abaixo).

A importância desse reforço se torna ainda mais compreensível quando se leva em conta o peso da agricultura familiar para a economia do RS: 333 mil estabelecimentos rurais têm a família como base, o que significa 91,2% das propriedades gaúchas, segundo o último Censo Agropecuário do IBGE.

Governador Eduardo Leite e secretário Covatti Filho entregaram 108 carros para a Emater (25) - Foto: Eduardo Oliveira/Ascom Seapdr

A solenidade aconteceu na sede da Secretaria da Agricultura, em Porto Alegre, e contou com a presença do presidente da Emater, Iberê de Mesquita Orsi; do secretário executivo de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke; os deputados estaduais Ernani Polo, Silvana Covatti, Carlos Búrigo, Edson Brum, Vilmar Lourenço, Sério Turra e Frederico Antunes; o superintendente do Ministério da Agricultura, Bernardo Todeschini; o ex-secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo Tarcisio Minetto; além de técnicos do setor, prefeitos e representantes de entidades.

Municípios beneficiados com automóveis e a quantidade:

• Caiçara (1)
  • Alpestre (1)
  • Iraí (1)
  • Nova Boa Vista (1)
  • Rio dos Índios (1)
  • Rondinha (1)
  • Sarandi (1)
  • Alto Feliz (1)
  • Arvorezinha (1)
  • Montenegro (1)
  • Cruzeiro do Sul (1)