Avaliação de animais reagentes para tuberculose na região central

Propriedade é interditada por teste positivo para tuberculose
Ação integrada confirma casos de tuberculose em propriedade da região central do Estado - Foto: Divulgação/Seapdr
Por Ana Lúcia Miranda/Ascom SEAPDR Santa Maria
Uma propriedade com 12 bovinos com testagem positiva para tuberculose foi avaliada nesta quinta-feira (25) por um fiscal agropecuário estadual (SEADPR), um federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e um representante dos produtores rurais. A propriedade, localizada no município de Toropi, na região central do Estado, se encontra interditada para movimentação de bovídeos.

Conforme a fiscal agropecuária Jórgia Seixas, que participou da ação que avalia a indenização dos animais positivos, esses bovinos encontram-se isolados e afastados da produção leiteira. “O leite e a carne desses bovinos não podem ser consumidos e eles serão sacrificados em um estabelecimento sob serviço de inspeção oficial”, afirma Jórgia.

A tuberculose bovina é uma zoonose de evolução crônica, que causa problemas respiratórios ou digestivos. Os animais podem apresentar sinais de emagrecimento, tosse, cansaço e redução na produção de carne e leite.

A principal forma de introdução de tuberculose em um rebanho é a aquisição de animais infectados. Desta forma para evitar a introdução da doença na propriedade, o produtor deverá adquirir somente animais com atestado negativo para tuberculose e testar anualmente os animais para eliminação dos infectados.
Os produtores podem solicitar a indenização dos animais reagentes para tuberculose diretamente para o Ministério da Agricultura e para o Fundesa, sendo necessário estar em dia com as obrigações sanitárias.

A fiscal agropecuária salienta ainda que para fins de trânsito e comercialização de bovinos e bubalinos destinados à reprodução e de fêmeas leiteiras é obrigatória a apresentação de resultados negativos de testes de diagnóstico para brucelose e tuberculose. Em caso de dúvida, entre em contato com a Inspetoria de Defesa Agropecuária de seu município (clique aqui para saber a que fica mais perto da sua propriedade).

Para saber mais sobre o PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal) veja: