Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Banco de Alimentos da Ceasa recebeu 662 toneladas de hortifrutigranjeiros em 2019

Publicação:

Em dezembro, o programa Prato para Todos reforçou a alimentação de 2,7 mil pessoas
Em dezembro, o programa Prato para Todos reforçou a alimentação de 2,7 mil pessoas - Foto: Eduardo Rodrigues/Ceasa
Por Eduardo Rodrigues/Ascom Ceasa

Apesar da crise financeira e da seca que prejudicam a produção nas lavouras, a expectativa da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, é de que as doações para o programa social continuem expressivas neste ano.

Em 2019, o Prato Para Todos recebeu 662 toneladas de hortifrutigranjeiros do excedente comercializado pelos permissionários. Somente em dezembro, ingressaram 85,9 toneladas de frutas, verduras e legumes no estoque de alimentos que são distribuídos para instituições assistenciais e famílias de baixa renda cadastradas.

Segundo a supervisora do Banco de Alimentos, Rosandrea Vargas, das frutas, legumes e verduras doadas no mês de dezembro, foram distribuídas 47,7 toneladas a 150 instituições assistenciais, creches e associações comunitárias. Os hortifrútis complementaram a alimentação de 56 mil pessoas. "Outras 4,2 toneladas de alimentos foram repassadas para cerca de 160 famílias cadastradas no Prato Para Todos, significando um reforço em fibras, vitaminas, carboidratos e proteínas nas refeições de 2,7 mil pessoas", completou.

Parte das 34 toneladas restantes foi descartada, por ser imprópria para consumo humano, e outra parte enviada para a alimentação de animais das comunidades terapêuticas que acolhem, tratam e recuperam dependentes químicos que atuam como voluntários no programa social.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural