Câmara Setorial do Milho discute situação perante pandemia e faz encaminhamentos

O RS conta com cerca de 180 mil produtores de milho. O cereal é exportado para 12 países, especialmente Espanha e Estados Unidos.
O RS conta com cerca de 180 mil produtores de milho. O cereal é exportado para 12 países, especialmente Espanha e Estados Unidos - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

A Câmara Setorial do Milho se reuniu em teleconferência nesta quinta-feira (16), sob coordenação do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. O grupo debateu a situação do setor frente às restrições decorrentes da pandemia do Covid-19 e da estiagem. Entre os encaminhamentos, as entidades participantes endossaram o pleito já demandado na Câmara da Soja, sobre a importância de publicação de decreto coletivo de situação de emergência, contemplando todo o Estado, sobre a estiagem.

A Câmara também avaliou a necessidade de solicitar ajustes nos prazos de ponto de corte da Resolução  4.802 do Banco Central do Brasil,que autoriza renegociação por parte daqueles que tiveram perdas com a estiagem. Participantes relataram que será preciso incorporar o mês de dezembro e ir além do mês de abril, já que a seca ainda está em curso, com perdas sendo computadas.

Outros encaminhamentos foram a solicitação de pré-custeio antecipado para as lavouras, reunião do secretário Covatti Filho com o Ministério da Agricultura para tratar das alterações no decreto, e deslocamento do milho conseguido através do Milho Balcão Conab para as regiões mais necessitadas do Estado.

Secretário Covatti Filho coordenou reunião virtual com entidades da cadeia produtiva

Além do secretário Covatti Filho, participaram da reunião virtual Leon Valente (Irga), Ricardo Meneghetti (Apromilho), Eduardo Santos (Asgav), Marcelo Baumgarten (Sedetur), Eugênio Zanetti (Fetag), Odacir Klein (IPGM), Paulo Roberto Silva (BRDE), Tarcísio Minetto (Fecoagro), Ismael Horbach (Famurs), Anderson Nascimento (Banco do Brasil), Alceu Menegol (Acergs), Rogério Mazzardo (Emater), Odir Antônio Zalamena (Banrisul), Carlos Bestetti (Conab), Gilmar Moura (Seara), Elmar Konrad (Farsul), Mario Nascimento (Famurs), Alencar Rugeri (Emater), Rodrigo Rizzo (Farsul), Ruy Silveira (Senar). Por parte da Seapdr, participaram Ivan Bonetti, Flávio Smaniotto, Obiratan Rodrigues e Silva, Caio Efron, Erli Teixeira, Pedro Pascotini, Valdomiro Haas, Paulo Lipp, Fernanda Tatsch, Roger Strauss, Altamir Bertollo e Jonas Wesz.