Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria

Agricultura Familiar

Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (DAFA)

Diretor: José Alexandre da Silva Rodrigues (Alex)
Endereço: Av. Praia de Belas 1768, 3º andar
Contato: (51) 3218-3399

Ação estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, proporcionando melhoria na condição de vida dos agricultores familiares, apoiando a legalização e a implantação de agroindústrias  familiares, qualificação profissional dos beneficiários, oferecendo assistência técnica e extensão rural, participação dos agricultores familiares em feiras, eventos e pontos de comercialização, dando suporte aos municípios visando adesão ao Sistema Unificado Estadual de Atenção a Sanidade Agroindustrial, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) e suporte  na elaboração de projetos técnicos, legalização tributária, ambiental e sanitária das agroindústrias familiares pertencentes ao PEAF.
Contatos: (51) 3218-3353 | agroindustria@agricultura.rs.gov.br
Tem por objetivo aumentar a produção, produtividade e melhoria da qualidade do leite e da carne nos estabelecimentos rurais de base familiar. As ações visam manejo de pastagens e campo nativo, melhoramento genético do rebanho, manejo da produção, estruturação das propriedades e de grupos de produtores, fornecimento de capacitação e ATERS (assistência técnica e extensão rural e social) às famílias. A operacionalização é feita diretamente com os agricultores e pecuaristas familiares ou por meio de suas associações e cooperativas com financiamentos FEAPER ou, ainda, por meio de convênios com municípios.
Contatos: (51) 3218-3361 | leitegaucho@agricultura.rs.gov.br
Fomenta a aquisição de sementes forrageiras a serem utilizadas por agricultores e pecuaristas familiares na formação de pastagens de inverno e verão destinadas à alimentação dos rebanhos de leite e corte nos estabelecimentos de base familiar. Os produtores participam do programa por meio de suas entidades representativas (sindicatos, associações e cooperativas) que acessam crédito de financiamento FEAPER com bônus adimplência de 30% aos produtores e pagamento no ano subsequente.
Contatos: (51) 3218-3361 | leitegaucho@agriculturars.gov.br
Promove o acesso à água para produção no meio rural junto às famílias em situação de vulnerabilidade social, visando a segurança alimentar e hídrica, por meio da construção de microaçudes, cisternas, instalação de sistemas de irrigação, assistência técnica e capacitação. Os recursos são oriundos de Convênio firmado entre o Ministério da Cidadania e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da SEAPDR, e beneficiam 2.700 famílias de agricultores familiares em 69 municípios do Estado.
Promove o fomento ao cultivo de milho e sorgo no Estado. Por meio da disponibilização de sementes de milho (híbridos convencionais e transgênicos) e sorgo destinadas à produção de grãos e/ou silagem para agricultores familiares. As entidades representativas (prefeituras, sindicatos, associações e cooperativas) intermediam a operacionalização do programa em cada município. Além da ampla quantidade de cultivares disponíveis e prazo estendido de pagamento, o Estado oferece um subsídio de 28% aos produtores.
Contatos: (51) 3218-3361 | feaper@agricultura.rs.gov.br
Tem por objetivo fomentar projetos integrados e fortalecer iniciativas com os princípios de diversificação dos recursos produtivos e da produção dos agricultores familiares e camponeses, na produção de alimentos, no fortalecimento da autonomia dos agricultores e cooperativas familiares frente à verticalização dos mercados, para agregar valor aos produtos agropecuários e no encurtamento das cadeias produtivas e busca por mercados alternativos. Os recursos são oriundos de contrato firmado entre o BNDES Fundo Social e o Estado do Rio Grande do Sul, executado por meio da Seapdr.
Contatos: (51) 3218-3504 | procampones@agricultura.rs.gov.br
Apoio na melhoria da infraestrutura das unidades pedagógicas. Disponibilizando editais de chamamento público, visando apoiar a formação integral e organização dos jovens rurais familiares.
Contatos: (51) 3218-3396 |  agroecologia@agricultura.rs.gov.br

Tem por finalidade incentivar a permanência e o retorno dos jovens ao ensino médio e de criar condições para a permanência do jovem no meio rural. Objetiva disponibilizar bolsas para jovens entre 15 e 29 anos; regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio, em escolas públicas estaduais ou instituições educacionais com Pedagogia de Alternância.

Contatos: (51) 3218-3396 |  agroecologia@agricultura.rs.gov.br
Consiste em um dos instrumentos da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica e congrega ações e metas nas esferas estadual e federal e das organizações da sociedade civil, com o intuito de promover a produção e o consumo de alimentos saudáveis, de maneira transversal nas estratégias ambientais, sociais e econômicas. Atualmente, é realizado o apoio em convênios com municípios para oferecer insumos autorizados pela legislação para transição e consolidação de sistemas de produção de base ecológica.
Contatos: (51) 3218-3396 |  agroecologia@agricultura.rs.gov.br
Operacionaliza financiamentos das politicas públicas de fomento à agricultura familiar, confere bônus de adimplência, disponibiliza recursos para Bolsa Juventude Rural. Os recursos fortalecem cooperativas, associações, pequenos estabelecimentos rurais, agricultores familiares, assentamentos da reforma agrária, comunidades indígenas, de pescadores e quilombos, com vista ao desenvolvimento rural.
Contatos: (51) 3218-3505 |  comite-feaper@agricultura.rs.gov.br