Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Estado solicita ao MAPA inclusão de 50 mil ton de trigo gaúcho em leilão dia 21

Publicação:

20141015160645img-3235.jpg
Com Pepro e AGF, Estado pretende escoar 300 mil toneladas de trigo - Foto: Carlos Santos/MAPA

 

 

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, entregou nesta terça-feira (14) ofício ao ministro da Agricultura, Neri Geller, solicitando que das 100 mil toneladas de trigo gaúcho previstas pelo menos 50 mil sejam comercializadas já no leilão do Prêmio Equalizados Pago ao Produtor (Pepro) do próximo dia 21.

 

O RS foi incluído na última das quatro ofertas públicas, no dia 28. O receio é de que se não entrar na próxima corre o risco de perder mercado no Norte, já que Paraná participou dos dois primeiros, dia 7 e nesta terça-feira (14), vendendo 150 mil ton e 100 mil respectivamente, e integra os dos dias 21 e 28, este junto com o Estado. 

 

Outra reivindicação feita a Geller é de que parte dos R$ 200 milhões previstos nas Aquisições do Governo Federal (AGF), anunciados pelo MAPA na 37ª Expointer, sirva para escoar 200 mil toneladas do cereal. O recurso permite a compra de 360 mil ton. Por mês, Norte e Nordeste compram média de 290 mil toneladas do Sul.

 

O ex-secretário estadual da Agricultura e deputado estadual Luiz Fernando Mainardi e o deputado federal Jerônimo Goergen também participaram da agenda com o ministro. 

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação