Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centros de Pesquisa

Pesquisas no Laboratório de Virologia do IPVDF
Pesquisas no Laboratório de Virologia do IPVDF - Foto: Fernando Dias

Centro de Pesquisa de Produção Vegetal
Centro de Pesquisa de Produção Vegetal - Foto: Fernando Dias

Rua Gonçalves Dias, 570 | Menino Deus
90130-060 | Porto Alegre/RS

Horário: Segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
(51) 3288-8000 | Fax (51) 3233-7607

Chefe: Dr. Bruno Brito Lisboa

Os laboratórios 

Laboratório de Química Agrícola

Realiza análises de solo para prefeituras e diretamente para produtores. Possui convênio com empresas de fertilizantes e corretivos para análise da qualidade dos produtos.

Análises básicas de solos; análises completas de solos (básicas e micronutrientes); análises de tecidos vegetais; análises de fertilizantes; análises de calcário.

Dr. André Dabdab Abichequer
(51) 3288-8092 e (51) 3288-8038 | Fax (51) 3288-8038

Laboratório de Substratos de Plantas

Avalia e desenvolve substratos para propagação de plantas a partir de rejeitos orgânicos.

Drª Maria Helena Fermino
(51) 3288-8021

Laboratório de Tecnologia de Sementes

O laboratório representa importante suporte para as cadeias produtivas do trigo, hortaliças, arroz, milho, feijão, azevém, aveia, tabaco etc. Realiza pesquisas em superação de dormências de sementes e fruteiras nativas.

Análises executadas: pureza, germinação, determinação de outras sementes por número, verificação de outras cultivares, determinação de pragas, teste de tetrazólio, peso de mil sementes, unidade, vigor.

MSc. João Rodolfo Guimarães Nunes - Dr. Gilson Schlindwein
(51) 3288-8030 e (51) 3288-8037 | Fax (51) 3288-8030

Laboratório de Fixação Biológica de Nitrogênio

Desde 1950, o laboratório presta serviços de análise fiscal e pericial de produtos inoculantes. Mantém o banco de germoplasma (reconhecido pelo MAPA) de estirpes de inoculantes para abastecimento da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola  - RELARE.

Drª Anelise Beneduzi da Silveira 
(51) 3288-8031 | Fax (51) 3233-0049 e (51) 3288-8018

Laboratório de Fitopatologia

Realiza identificação de fitopatógenos, seleção de bactérias para controle biológico e identificação de bactérias multifuncionais para sistemas agroecológicos de produção em diversas culturas de interesse econômico.

Drª Andreia Mara Rotta de Oliveira
(51) 3288-8032

Laboratório de Agrometeorologia

Realiza a previsão do tempo e clima, gerencia banco de dados meteorológicos, elabora boletins agrometeorológicos e zoneamento agroclimático das culturas de interesse econômico do Estado.

(51) 3288-8058

Laboratório e Museu de Entomologia

Realiza levantamentos de ocorrência e classificação de insetos, principalmente cochonilhas, e de inimigos naturais a elas associados, em diversas culturas agrícolas.

Drª Vera Wolff
(51) 3288-8025

Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais

Realiza micropropagação vegetativa de plantas para produção de mudas de fruteiras nativas e exóticas livres de fitopatógenos.

Drª Lia Rosane Rodrigues
(51) 3288-8016

Herbário

Responsável pela manutenção de acervo de vegetais para pesquisa, consulta e intercâmbio com outras instituições.

Centro de Pesquisa em Saúde Animal
Centro de Pesquisa em Saúde Animal - Foto: Sans Drone

Estrada do Conde, 6000
92990-000 | Eldorado do Sul | RS
Acesso alternativo: BR 116, km 291

Horário: Segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30 
Telefone: (51) 3481-3711 | Fax: (51) 3481-333

Chefe: Vilar Ricardo Gewehr

Laboratório de Brucelose (possui escopo acreditado pela Coordenação Geral de Credenciamento do Inmetro, na norma ISO IEC 17025)

Desenvolve atividades na área de diagnóstico, pesquisa e formação de recursos humanos. Atualmente, o laboratório é credenciado junto ao MAPA para o diagnóstico de brucelose suína e bovina.

MSc. Mauricio Gauterio Dasso
Dr. Mário de Menezes Coppola
Dr. Rogério Oliveira Rodrigues

Laboratório de Leptospirose (possui escopo acreditado pela Coordenação Geral de Credenciamento do Inmetro, na norma ISO IEC 17025)

Desenvolve atividades de diagnóstico laboratorial para leptospirose, concentrando-se na realização de soro aglutinação microscópica e tentativa de isolamento da Leptospira sp para produção de antígenos viáveis para diagnóstico. O laboratório é credenciado junto ao MAPA para o diagnóstico de Leptospirose suína.

Dr. Rogério Oliveira Rodrigues

Laboratório de Bacteriologia

Presta serviço laboratorial de diagnóstico de enfermidades bacterianas que afetam bovinos, ovinos, caprinos e suínos através de exame bacteriológico de leite, vísceras, sangue, fezes, swabs e antibiogramas.

Dr. Mário de Menezes Coppola

Laboratório de Parasitologia (possui escopo acreditado pela Coordenação Geral de Credenciamento do Inmetro, na norma ISO IEC 17025)

Realiza identificação, diagnóstico e caracterização de parasitos e doenças parasitárias que acometem os animais, com especial ênfase em vetores e doenças vetoriais. O complexo carrapato/doença vetorial tem sido o foco de trabalho, principalmente por representar um dos maiores problemas sanitários da pecuária gaúcha e brasileira, causando grandes prejuízos econômicos com diminuição da produção, mortes e grandes desafios no controle. O laboratório é credenciado junto ao MAPA para o diagnóstico de Sarcoptes scabiei var. suis (sarna suína).

Dr. José Reck Junior
Drª Rovaina Laureano Doyle
Dr. Guilherme Marcondes Klafke

Laboratório de Virologia (possui escopo acreditado pela Coordenação Geral de Credenciamento do Inmetro, na norma ISO IEC 17025)

Como prestação de serviço para veterinários em geral, são oferecidos testes para as principais doenças infecciosas virais de animais de produção. Referente a suínos e aves, o laboratório é credenciado pelo MAPA para realização das sorologias oficiai das provas para Peste Suína Clássica, Doença de Aujeszky, Influenza Aviária e Doença de Newcastle.

Drª. Carla Rosane Rodenbusch
Drª Laura Lopes de Almeida 

Laboratório de Raiva

Realiza o diagnóstico oficial da raiva no Rio Grande do Sul desde sua fundação, atendendo o serviço veterinário oficial e órgãos de saúde do Estado.

Vilar Ricardo Gewehr
Drª Giovana Dantas de Araújo
José Carlos Ferreira
Júlio César de Almeida Rosa

Laboratório de Saúde das Aves

Realiza diagnóstico molecular e convencional das principais enfermidades das aves e desenvolve pesquisas de interesse econômico para a cadeia de produção avícola.

Drª Kelly Cristina Tagliari de Brito
Dr. Benito Guimarães de Brito

Laboratório de Histopatologia

Recebe material enviado por veterinários clínicos, proprietários rurais ou por outras equipes, executando diagnóstico definitivo e exames complementares de doenças de animais. Realiza necropsias e processa tecidos das mais diversas espécies animais, como bovinos, ovinos, suínos, aves, caprinos, equinos, bubalinos, cães, gatos e animais silvestres.

Drª Angélica Cavalheiro Bertagnolli
Dr. Fernando Karam
Dr. Lucas Brunelli de Moraes

Laboratório de Biologia Molecular

Desenvolve pesquisas relacionadas à qualidade microbiológica do leite, tuberculose bovina e doenças de animais silvestres. Atua na área de inovação tecnológica através do desenvolvimento e validação de novos diagnósticos moleculares para enfermidades de animais de produção. Oferece diagnóstico molecular para tuberculose.

Drª Cristine Cerva
Drª Fabiana Quoos Mayer

Sistema de gestão da Qualidade

O objetivo principal é estabelecer uma rotina adequada que assegure a qualidade dos resultados de ensaios de acordo com os requisitos da Norma NBR ISO/IEC 17025. O Setor da Garantia da Qualidade busca promover o aperfeiçoamento constante dos procedimentos técnicos e analíticos, visando a excelência dos serviços do IPVDF.

Alexandra Medeiros da Silveira
Patrícia Lopes Braga

Biotério Experimental

Mantém animais de experimentação para a pesquisa e o diagnóstico realizado no IPVDF. Os animais são mantidos em ambiente climatizado e tranquilo e recebem os cuidados adequados em relação à alimentação e limpeza. A estrutura do setor atende às determinações do CONCEA para manutenção do bem-estar animal. Toda a atividade desenvolvida com os animais do biotério é aprovada pela Comissão de Ética no Uso de Animais do IPVDF (CEUA-IPVDF).

Dr. Lucas Brunelli de Moraes
Drª Rovaina Laureano Doyle

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

A CEUA do IPVDF iniciou suas atividades em 18 de dezembro de 2007, como órgão colegiado, com o objetivo de acompanhar as atividades que envolvem animais, visando à observância das normas éticas na defesa de seus direitos individuais ou coletivos, em cumprimento às exigências constitucionais (Lei nº. 11.794/2008). Em 2010 a CEUA do IPVDF obteve seu reconhecimento junto ao Conselho Federal de Medicina Veterinária e, em 2013, alcançou o credenciamento no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), órgão máximo que delega sobre essas comissões no Brasil. O MCTI/CONCEA lançou, em maio de 2013, a Diretriz Brasileira para o cuidado e a utilização de animais. 

Comissão Interna de Biossegurança (CIBio)

A CIBio do IPVDF é uma comissão de caráter propositivo  criada em cumprimento à lei 11.105 de 34 de março de 2005. Esta lei estabeleceu normas de segurança para o manuseio de organismos geneticamente modificados (OGM) e criou a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).  À CIBio do IPVDF compete informar aos trabalhadores do instituto e da comunidade no entorno  a respeito das atividades  desenvolvidas e procedimentos adequados para  manuseio de biológicos, bem como  sobre procedimentos em caso de acidentes. Também promove programas de prevenção e inspeção para garantir que as atividades da instituição sejam executadas dentro das normas estabelecidas. Além disso, mantem o registro dessas atividades e remete à CTNBio relatórios periódicos. 

Comissão de Auditoria Interna

A comissão de auditoria interna visa avaliar os processos e resultados dos laboratórios mediante a confrontação de situação encontrada na auditoria interna, comparando tais resultados com determinados critérios técnicos, operacionais ou normativos definidos pelos órgãos reguladores. Auxilia o corpo técnico do IPVDF no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades, fornecendo-lhes análises, apreciações, recomendações e comentários pertinentes às atividades examinadas.

Centro de Pesquisa Celeste Gobbato
Centro de Pesquisa Celeste Gobbato - Foto: Fernando Dias

Fazenda Souza | Caixa Postal 172
95100-970 | Caxias do Sul | RS

Horário: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefone/Fax: (54) 3267-1059

Chefe: Drª Daiane Silva Lattuada 

Linhas de pesquisa:

  • Olericultura e fruticultura
  • Capacitação em agroindústria
Centro de Pesquisa Iwar Beckman
Centro de Pesquisa Iwar Beckman - Foto: Fernando Dias

BR 293, km 165 | Caixa Postal 7
96460-000 | Hulha Negra | RS

Horário: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 
Telefone/Fax: (53) 3242-5822

Chefe: Dr. Fernando Karam

Linhas de pesquisa:
Conservação do bioma pampa através da integração de ações de minimização da fragmentação de habitats e identificação do potencial biológico.

Centro de Pesquisa de Viamão
Centro de Pesquisa de Viamão - Foto: Solange Brum

Estrada Gentil Machado Godoy, 3825 | 1º Distrito, Águas Belas
94420-000 | Viamão | RS

Horário: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefone: (51) 3436-1657

Chefe: José Átila da Silva Feijó

Linhas de pesquisa:
Piscicultura
Cultivos protegidos
Fruticultura
Olivicultura
Agroenergia

Centro de Pesquisa José Pereira Alvarez
Centro de Pesquisa José Pereira Alvarez - Foto: Fernando Dias

BR 287, km 532 | 1º Distrito, Rincão das Pontes
Caixa Postal 22 | 97670-000 | São Borja | RS

Horário: Segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Telefone/Fax: (55) 3431-2666

Chefe: Dejair José Tomazzi

Linhas de pesquisa:

Produção vegetal e melhoramento genético de trigo e soja.

Centro de Pesquisa em Florestas
Centro de Pesquisa em Florestas - Foto: Fernando Dias

BR 287, Acesso VCR 830, km 4,5 | Boca do Monte
Caixa Postal 346 | 97001-970 | Santa Maria | RS

Horário: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Telefone: (55) 3505-1079 e 3228-1212 | Fax: (55) 3228-1212

Chefe: Ricardo Flores da Silva

Linhas de pesquisa e trabalhos previstos:

Produção, coleta, beneficiamento, análise e armazenamento de sementes e mudas de espécies florestais nativas e exóticas para a comercialização.

Estabelecimento de técnicas de cultura de tecidos em espécies florestais. Com o objetivo de desenvolver protocolos para esta cultura.

Levantamento das espécies de trichogramma ocorrentes em lavouras de milho no Rio Grande do Sul, para primeiro passo de controle biológico aplicado. Realizar o levantamento e a avaliação de espécies de parasitoides de ovos de Spodoptera frugiperda estabelecidas em lavouras de milho no Estado do Rio Grande do Sul.

Implementação de técnicas de controle biológico para supressão de espécies de serradores ocorrentes em plantio de acácia-negra.

Estudar a utilização de insumos biológicos, tais como inimigos naturais de pragas, microrganismos promotores de crescimento e vermicomposto no cultivo do tomateiro, bem como, avaliar a viabilização destas práticas na redução ou supressão do uso de agrotóxicos e de fertilizantes minerais.

Avaliar o uso de substratos alternativos na produção de mudas de Angico Vermelho.

Avaliar estratégias para a superação da dormência de sementes de aroeira-vermelha e Schinus terebinthifolius.

Efeitos do preparo do solo no estabelecimento inicial da Nogueira-Peça em agrisolo vermelho amarelo.

Avaliar os aspectos silviculturais e ecológicos de sistemas silvipastoris de Cordia trichotoma e Eucalyptus saligna com espécie forrageira, visando à adequação do sistema para as condições edafoclimáticas locais a fim de que haja uma melhor produtividade e sustentabilidade do sistema.

Tratamento de sementes de espécies florestais visando a qualidade no armazenamento e produção de mudas.

Avaliar a qualidade fisiológica de sementes florestais tratadas com polímero, microorganismos antagônicos, micronutrientes e bioestimulante visando o armazenamento e produção de mudas.

Análise da variabilidade genética e da talhadia para indução de brotações em Peltophorum dubium Taubert.

Avaliar as alterações nos atributos físicos de um Argissolo Vermelho-Amarelo distrófico típico e no crescimento de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden, cultivado sob diferentes métodos de preparo do solo, com a finalidade de verificar a magnitude destas alterações ao longo de sete anos de idade do povoamento.

Formação de bosque para produção de sementes e conservação genética de Louro-Pardo.

Avaliação do potencial produtivo das espécies do gênero Dioscorea como fonte de amido como alternativa para pequenas propriedades, nas condições do RS.

Análise da variabilidade genética e da talhadia para a indução de brotações em Peltophorum dubium Taubert.

Centro de Pesquisa Anacreonte Ávila de Araújo
Centro de Pesquisa Anacreonte Ávila de Araújo - Foto: Solange Brum

BR 290, km 412 | Caixa Postal 18
97300-000 | São Gabriel | RS

Horário: Segunda a sexta, das 7h45 às 11h45 e das 13h15 às 17h15  
Telefone/Fax: (55) 3232-5411

Chefe: Dr. Diego Bittencourt de David

Linhas de pesquisa:

  • Coleta, seleção e melhoramento genético de plantas forrageiras
  • Recuperação e restauração de campos naturais
  • Nutrição de ruminantes
  • Manejo de pastagens
Centro de Pesquisa Emílio Schenk
Centro de Pesquisa Emílio Schenk - Foto: Fernando Dias

1º Distrito, Fonte Grande | Caixa Postal 12
95860-000 | Taquari | RS

Horário: Segunda a sexta, das 7h45 às 11h45 e das 13h às 17h
Telefone: (51) 3653-1019 | Fax: (51) 3653-1219

Chefe: Dr. Caio Fábio Stoffel Efrom

Linhas de pesquisa:

  • Conservação e uso de recursos genéticos vegetais
  • Fruticultura, com ênfase em Citricultura
  • Manejo de pragas – Entomologia
  • Agroprocesso
Centro de Pesquisa do Litoral Norte
Centro de Pesquisa do Litoral Norte - Foto: Fernando Dias

RS 484, km 05
95530-000 | Maquiné | RS

Horário: Segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h 
Telefone/Fax: (51) 3628-1588 e 3628-1285

Chefe: Dr. Rodrigo Favreto

Linhas de pesquisa:

Relacionadas ao feijão: Melhoramento e conservação dos acessos com enfoque na tolerância à seca, sistemas de cultivo alternativos para uso no melhoramento genético, avaliação de características agronômicas em variedades crioulas de feijão-caupi, seleção de plantas segregantes, ensaio preliminar de linhagens, ensaio interno de valor de cultivo e uso e ensaio sul-brasileiro de valor de cultivo, conservação e uso de germoplasma. 

Consórcios e sistemas agroflorestais, seleção de plantas de feijão-fava dentro de sistema agroflorestal.

Conservação e uso do germoplasma, consórcio banana-juçara: avaliação de densidades de plantio, utilização de malhas sombreadoras no cultivo do abacaxizeiro (Ananas comosus) e seu efeito em caracteres de importância agronômica, Frutíferas nativas subutilizadas: Fitotecnia e pré-melhoramento da goiabeira serrana (Acca sellowiana)

Fitotecnia de frutíferas, conservação e uso de germoplasma, consórcio banana - juçara: avaliação de densidades de plantio, coberturas de solo no cultivo do abacaxizeiro (Ananas comosus), seleção de abacaxizeiro Pérola em “Terra de Areia”, utilização de malhas  sombreadoras no cultivo do abacaxizeiro (Ananas comosus) e seu efeito em caracteres de importância agronômica, propagação vegetativa de goiabeira-serrana (Acca sellowiana) por alporquia, frutíferas nativas subutilizadas: Fitotecnia e pré-melhoramento da goiabeira serrana (Acca sellowiana).

Centro de Pesquisa da Região Nordeste
Centro de Pesquisa da Região Nordeste - Foto: Fernando Dias

BR 285, km 05 | Caixa Postal 20
95200-970 | Vacaria | RS

Horário: Segunda a sexta, das 7h45 às 11h45 e das 13h às 17h 
Telefone: (54) 3231-1065

Chefe: Rodrigo dos Santos Mota

Linhas de pesquisa:

  • Trigo
  • Milho
  • Soja
  • Sorgo
  • Feijão
Centro de Pesquisa de Sementes
Centro de Pesquisa de Sementes - Foto: Fernando Dias

Rua Estação Experimental, S/N | Cerrito
Caixa Postal 03 | 98130-970 | Júlio de Castilhos | RS

Horário: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Telefone/Fax: (55) 3271-1504

Chefe: Drª Liege Camargo da Costa

Linhas de pesquisa:

  • Melhoramento genético de soja visando resistência a doenças e fatores abióticos
  • Seleção de linhagens de soja com potencial para consumo humano
  • Implementação do projeto de Resgate e conservação do Banco de Germoplasma de Soja
  • Condução de ensaios em rede de genótipos de feijão, soja, sorgo e trigo
  • Manejo de espécies de cobertura de solo de verão e de inverno
  • Manejo da água em sistemas agrícolas
Centro de Pesquisa Carlos Gayer
Centro de Pesquisa Carlos Gayer - Foto: Fernando Dias

RSC 470, km 170,8 | Caixa Postal 44        
95330-000 | Veranópolis | RS

Horário: Segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Telefone/Fax: (54) 3441-1374

Chefe: Lineu Migon   

Linhas de pesquisa:
As pesquisas estão voltadas para os ensaios de sorgo, milho e feijão.
Na fruticultura, o foco está no pêssego, ameixa, kiwi, marmelo, oliveira, citros com e sem sementes, figo, caqui, pera, mirtilo, castanhas portuguesas, framboesa e algumas plantas como figo da índia.

Centro de Pesquisa da Região da Serra do Sudeste
Centro de Pesquisa da Região da Serra do Sudeste - Foto: Fernando Dias

RS 350, Estrada Dom Feliciano - Encruzilhada do Sul, km 10
Caixa Postal 53 | 96610-000 | Encruzilhada do Sul | RS

Horário: Segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Telefone: (51) 3733-4086

Chefe: Adair da Silva Ramos

Linhas de pesquisa:

Centro de excelência de caprinos e ovinos integrado com olivicultura e/ou silvipastoril.

Rio Grande

3º Distrito | Vila Domingos Petroline, s/nº | Povo Novo - Caixa Postal 126 | CEP 96200-970

Terra de Areia

BR 101, km 53 | CEP 95535-000 

Dom Pedrito

Antiga Estrada Dom Pedrito - Livramento | Localidade Encruzilhada | CEP 96450-970

Santana do Livramento

Unidade na cidade: Rua 13 de Maio, 333 | CEP 97573-500 
Unidade de Pesquisa: Av. Daltro Filho, 2557 | CEP 97576-000

Uruguaiana

BR 472, km 8,5 | Caixa Postal 16 | CEP 97500-970

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural