Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

LAREN recebe equipamento de última geração

Novo aparelho servirá para análises de cinzas em vinhos e derivados da uva e do vinho

Publicação:

LAREN recebe novo equipamento
LAREN recebe novo equipamento de análise - Foto: Fernando Dias/SEAPDR

Nesta sexta-feira (26/11), o Laboratório de Referência Enológica Evanir da Silva (LAREN), lo em Caxias do Sul, recebeu um aparelho de última geração que está dentro do projeto de modernização do laboratório. O equipamento, no valor de R$ 493.781,66, foi adquirido com recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis).

É um analisador termogravimétrico para o laboratório de análises básicas do LAREN. Trata-se de um equipamento de última geração, design e software robustos e tela sensível ao toque. Através do software as análises podem ser acompanhadas em tempo real, além de oferecer análises de alta precisão.

Equipamento analisador termogravimétrico
Analisador termogravimétrico é o novo equipamento do LAREN - Foto: Divulgação da empresa

Este novo aparelho servirá para análises de cinzas em vinhos e derivados da uva e do vinho. "Esta análise era realizada até hoje de forma manual, muitas vezes lenta e trabalhosa. Com o novo aparelho, aumentaremos a precisão da análise e a otimização do período de análise", destaca Plinio Manosso, gerente geral do LAREN, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR)

As análises de cinzas podem indicar adulterações de produtos, o que em vinhos e derivados da uva e do vinho constituem uma fraude. Elas são vistas como ponto de partida para realização posterior de análises mais específicas objetivando o controle e a garantia da qualidade e segurança do produto analisado.

As análises que serão realizadas pelo analisador termogravimétrico fazem parte dos escopos do LAREN.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação