Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Livro infantil lançado pela Emater mostra os caminhos do leite

Publicação:

A extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Mara Helena Saafeld, no lançamento do livro infantil que mostra o caminho do leite
A extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Mara Helena Saafeld, no lançamento do livro infantil que mostra o caminho do leite - Foto: Divulgação/Emater
Por Taline Schneider/Ascom Emater/RS-Ascar

Na tarde desta terça-feira (24/05), foi lançado, presencial e virtualmente, o livro infantil "O Menino Davi e a terneirinha Bibi, Aprendendo sobre os caminhos do leite", no salão nobre da prefeitura de Pelotas, com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube do Programa Rio Grande Rural, da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Escrito pela extensionista rural da Emater/RS-Ascar, a médica veterinária e doutora em biotecnologia e veterinária, Mara Helena Saafeld, o livro conta um diálogo entre um menino que mora na cidade e que não sabe que o leite é produzido por vacas, e uma terneirinha que não saber para onde vai o leite. "A história fala da importância do leite e colostro para seres humanos e da silagem de colostro para bovinos", destaca Mara. 

O livro faz parte da premiação da silagem de colostro que ganhou o prêmio Especial 20 anos da Fundação Banco do Brasil em dezembro de 2021. "Ganhei o prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil com a Silagem de Colostro em 2007 e em 2021 o prêmio Especial 20 anos por votação popular. O recurso do prêmio foi utilizado para vários projetos, inclusive para a realização de um sonho antigo, escrever um livro para crianças explicando de onde vem o leite". 

Mara recorda que quando foi coordenadora do Centro de Treinamento de Canguçu (Cetac), recebeu uma excursão de crianças da cidade de Pelotas. "Ao percebê-las com quitutes, falei que o bolo, bolachinha, achocolatado em caixinha, tudo tinha leite de vaca. As crianças fizeram uma cara de quem não gostou muito, e ao serem indagadas, disseram que só tomavam leite de caixa. E foi assim que surgiu a ideia do livro".

Os exemplares serão distribuídos para todos os escritórios municipais da Emater. O livro também estará disponível em PDF no site da Emater/RS-Ascar em forma de flip book. A publicação tem apoio da Coopar Pomerano e colostro.com. A ilustração foi feita por Sandro Andrade, de Pelotas, e o design gráfico por Augusto Saalfeld.

Lançamento do livro infantil “O Menino Davi e a terneirinha  Bibi", em Pelotas
Lançamento do livro infantil “O Menino Davi e a terneirinha Bibi", em Pelotas - Foto: Divulgação/Emater

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação