Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Nota oficial sobre abate de cervos do Pampas Safari

Publicação:

02143905 76320 GDO
02143905 76320 GDO
Por Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação

Sobre a situação dos cervos do Pampas Safari, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), seguindo sua metodologia de agir com total transparência e sem nenhum tipo de sigilo nos procedimentos adotados, informa que:

Após a constatação do foco de tuberculose na área do Pampas Safari, em agosto de 2017, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), recomendou o abate sanitário dos animais envolvidos.  A decisão foi tomada, pois, em caso de ocorrência de tuberculose, a recomendação técnica é para que o abate sanitário seja efetuado visando a eliminação do foco e evitando o risco de contágio para outras espécies, inclusive seres humanos.

Em outubro de 2017, liminares judiciais impediram que o procedimento fosse realizado. Em 2018, os proprietários encaminharam para a Seapi os documentos que comprovavam a queda das liminares.

Sendo assim, a Seapi realizou a emissão do laudo sanitário e das Guia de Trânsito Animal (GTA).

A Seapi também esclarece que o procedimento de abate foi realizado sob autorização do Ibama e que seguiu todos os procedimentos normais de inspeção e de bem estar animal.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação