Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Porto Alegre sedia IV Conferência Estadual do Solo e da Água

Evento reúne todas as secretarias e órgãos que coordenam o programa

Publicação:

DSC 7012
DSC 7012 - Foto: Eduardo Oliveira
Por Eduardo Oliveira

Está acontecendo hoje, na sede do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE-RS), em Porto Alegre, a IV Conferência Estadual do Solo e da Água. O evento é realizado anualmente no dia 5 de dezembro, data em que se comemora o Dia Mundial do Solo e integra as atividades do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água – Conservar para Produzir Melhor.

Na programação do evento estão previstas palestras de especialistas e de autoridades ligadas às entidades e órgãos que coordenam e executam o programa, tais como Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e Emater.

Representando o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein, destacou em sua fala a grande interação entre as secretarias e suas vinculadas, que tornam possível a execução das atividades. “O programa é de grande importância e da maior responsabilidade. A população mundial está aumentando e vivendo cada vez mais. Precisamos produzir mais alimentos sem deixar de lado a sustentabilidade”.

Representando a presidência da Assembleia Legislativa, o Deputado Ernani Polo, que era secretário da agricultura durante a criação do programa, disse que o “papel de levar conhecimento ao produtor rural é do poder público junto com a iniciativa privada. A falta do alimento traz consequências gravíssimas. Temos grande potencial para produção, mas podemos aumentar cuidando do solo”.

Também estiveram presentes no evento o Promotor de Justiça Dr. Daniel Martini, representando o Ministério Público, Diego Melo Pereira, da Sema,  o secretário adjunto da SDR Claudemir Locatelli, a representante da Seduc Sônia Lopes dos Santos, o presidente da Emater, Iberê Orsi, o presidente  da Sargs, Ivo Lessa, o vice presidente do Senge, Luiz Bortoli,  pela superintendência do Ministério da Agricultura,  Jairo Carbonari.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação