Programa Chimarrão com Inovação debate a ferrugem asiática da soja no RS

WhatsApp Image 2021 04 19 at 10 22 54 AM
-

O Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (DDPA/SEAPDR) realiza o segundo encontro do Programa Chimarrão com Inovação nesta sexta-feira (23) com o tema: “Programa Monitora Ferrugem: desafios e perspectivas para o monitoramento da Ferrugem Asiática da Soja do Rio Grande do Sul”.

O evento é online, gratuito e ocorrerá a partir das 10 horas. As inscrições podem ser feitas em: https://www.youtube.com/watch?v=8QAeZs8n2So

Os palestrantes são:

• Andréia Mara Rotta de Oliveira, Doutora em Fitopatologia do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural;
  • Ricardo Augusto Felicetti, Engenheiro Agrônomo, Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal/DDA - Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural;
  • Elder Dal Prá, Doutor em Engenharia Agrícola, Coordenador da Área de Culturas e de Defesa Sanitária Vegetal - Núcleo de Desenvolvimento Agropecuário - Emater-RS/Ascar;
  • Flávio Varone Gonçalves, Mestre em Meteorologia, Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural.
Debate do programa Chimarrão com Inovação será sobre a ferrugem asiática da soja - Foto: Fernando Dias/Seapdr

O Programa de Monitoramento da Ferrugem Asiática da Soja no RS, que vai ser debatido no encontro, foi desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e pela Emater/RS-Ascar em colaboração com laboratórios privados, instituições de ensino e pesquisa do Estado. E tem por objetivo o monitoramento de esporos de ferrugem asiática da soja nas regiões produtoras, incluindo informações relativas às condições meteorológicas (precipitação pluvial, temperatura e molhamento foliar).

O Programa Chimarrão com Inovação é um ciclo de encontros virtuais que tem por objetivo divulgar os resultados das pesquisas do Departamento nos diferentes setores do agronegócio gaúcho.

Próximo encontro

O próximo Chimarrão com Inovação será realizado no dia 14/05, às 10h, com a apresentação do Dr. Bruno Brito Lisboa sobre " Diagnóstico Nutricional da Erva-Mate".