Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Secretaria da Agricultura acompanha abate de bovinos apreendidos

Publicação:

bovinos abatidos
Foto: Divulgação/Seapdr

Fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) acompanharam, na segunda-feira (28), o abate sanitário de cinco bovinos apreendidos em ação realizada dia 22 de setembro na localidade de Alto Uruguai, município de Tiradentes do Sul. O abate foi realizado em um frigorífico sob inspeção municipal em Três Passos. 

Carne é doada a entidades beneficentes de Três Passos  Foto Divulgação Seapdr
Carne é doada a entidades beneficentes de Três Passos. Foto: Divulgação/Seapdr

Após o período de maturação, a carne foi desossada e encaminhada para doação a cinco entidades beneficentes de Três Passos. Os animais apreendidos foram encontrados amarrados no entorno de uma casa abandonada, localizada a 300 metros do rio Uruguai, na divisa do Brasil com Argentina, após o recebimento de uma denúncia na noite anterior. 

Eram cinco bovinos machos com idades superiores a 15 anos de idade (avaliação pela arcada dentária), mestiços, sem definição racial, com características de animais utilizados para tração, com pesos entre 600 e 650 quilos.  "Diferente dos animais de tração utilizados na região, esses não possuíam furos nos chifres para colocação do ajojo, o que indicou a característica de ser gado de descaminho vindo da Argentina para o RS", explicou o fiscal estadual agropecuário Guilherme Saldanha.

 

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação