Secretaria da Agricultura intercepta cavalgada irregular entre Santa Maria e São Sepé

Ação recebeu apoio da Brigada Militar
Por Ana Lúcia Miranda - Regional Santa Maria/Seapdr

Fiscais das inspetorias de defesa agropecuária de Santa Maria e São Sepé, com apoio policial, interceptaram cavalgada irregular entre os dois municípios na sexta-feira passada (11). A ação foi realizada a partir de denúncia apresentada na inspetoria de Santa Maria sobre uma cavalgada que estaria sendo promovida para buscar a chama crioula para os eventos farroupilhas.

A equipe de fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) abordou os cavalarianos nas proximidades da Vila Block, em São Sepé, e constatou que não havia sido feita  solicitação para o evento na secretaria, bem como não foi realizada solicitação para as prefeituras, em função dos protocolos para realização de eventos em período de pandemia. Além disso, nenhum dos animais participantes tinha Guia de Trânsito Animal (GTA) ou exames válidos de anemia e mormo.  Os promotores do evento foram autuados e, após o descanso dos animais, foi solicitado o retorno à origem.

Conforme o fiscal agropecuário Rômulo Depner, essas ações acontecem não somente para segurança sanitária, mas também pelo período de pandemia, em que é necessário cumprir um protocolo para realização de eventos. “Não existe impedimento legal para a realização desses eventos, desde que haja solicitação prévia e sejam cumpridas as normas, tanto do protocolo para a Covid-19, quanto para as exigências da legislação de sanidade animal”, explica.