Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Secretaria da Agricultura promove treinamento para empresas, agrônomos e estudantes sobre o SIGA

Publicação:

O SIGA é um banco de dados associado ao cadastro estadual de agrotóxicos e afins e está em vigor desde 2017
O SIGA é um banco de dados associado ao cadastro estadual de agrotóxicos e afins e está em funcionamento desde 2017 - Foto: Print da tela

O treinamento, organizado pela Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (DISA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), tem por objetivo auxiliar empresas e profissionais na utilização do sistema SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos), de declaração obrigatória pelos comerciantes e profissionais. No SIGA, estão as informações referentes às operações de compra e venda de agrotóxicos e afins, além dos receituários agronômicos emitidos.

O último treinamento do SIGA ocorreu na sexta-feira (21), online, para uma empresa comerciante de agrotóxicos e suas filiais. O próximo está previsto para o dia 08/02 para uma turma de alunos do curso de Agronomia da UNIPAMPA, de Itaqui.

“O foco do treinamento para os estudantes é a legislação e o receituário agronômico. Já para as empresas é a utilização do sistema em si, a parte do envio das informações tanto de receituário quanto dos livros de estoque. E tem também o pessoal de outros estados que nos procuram para saber como o sistema funciona de forma estrutural”, destacam as engenheiras agrônomas da Secretaria, Luciane Rubim e Sissi Furtado.

Em 2021, foram realizados treinamentos para o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA-MG), que não possui ainda uma ferramenta para gestão de agrotóxicos, e para os alunos dos cursos de agronomia da UNIPAMPA, de Itaqui, e da ULBRA, de Canoas, com foco na legislação e na emissão de receituário agronômico dentro do SIGA.

O que é o SIGA?

O SIGA é um sistema informatizado e disponibilizado aos profissionais e comerciantes de agrotóxicos e afins, registrados na SEAPDR, e que constitui um banco de dados associado ao cadastro estadual de agrotóxicos e afins. O SIGA foi criado através do Decreto Estadual n° 52.029/2014 e regulamentado pela IN 06/2017, obrigando os comerciantes a enviarem para o sistema todas as informações referentes às operações de compra e venda de agrotóxicos e afins, assim como os receituários agronômicos. O SIGA vigora desde 25/11/2017.

De acordo com Rubim e Furtado, “o SIGA é a fonte utilizada para o levantamento de dados estatísticos, os quais são fundamentais para embasar a elaboração de normas estaduais, propor políticas públicas específicas, além de subsidiar demandas de outros órgãos, como a Secretaria da Saúde e o Ministério Público, entidades do setor agropecuário, universidades e pesquisadores da área”.

Mais informações e solicitações de treinamentos do SIGA pelo email: siga@agricultura.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3288-6296.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação