Secretário Covatti Filho dá posse à nova diretoria da Ceasa

IMG 3359
Secretário Covatti Filho empossou a diretoria da Ceasa - Foto: Eduardo Oliveira/Ascom Seapdr
Por Eduardo Oliveira e Itamar Pelizzaro / Ascom Seaodr

A Central de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul (Ceasa) está com nova diretoria. Em cerimônia nesta sexta-feira (8) em sua sede, no bairro Anchieta, em Porto Alegre, na presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, empossou o novo diretor-presidente , Aílton dos Santos Machado, que assume em substituição a Ernesto da Cruz Teixeira. Os diretores administrativo financeiro, Celso Pazuch, e Técnico Operacional, Paulo Antônio Regla, foram reconduzidos aos cargos. A Ceasa é vinculada à Seapdr.

Em sua fala, o secretário Covatti Filho ressaltou a importância do trabalho realizado pela atual diretoria da Ceasa, que entrega a gestão com dinheiro em caixa. “Vamos auxiliar o novo presidente, para que o bom andamento da Central seja mantido e para que melhorias venham a ser realizadas. Considero a Ceasa um órgão de grande relevância para a economia do Estado, pois muitas famílias dependem dos produtos que são vendidos aqui”, disse o secretário.

O novo diretor-presidente, em seu discurso, lembrou seus primeiros dias de trabalho na Ceasa, há mais de 30 anos, vendendo produtos agrícolas. Machado já presidiu a Associação de Produtores de Ceasa por 10 anos, foi conselheiro e, na gestão passada, atuou como diretor técnico. Ele destacou o trabalho realizado até o momento e as melhorias de infraestrutura que já estão prestes a serem iniciadas, tais como a instalação de fibra óptica em substituição às antenas que levam sinal de internet ao local. “Vou dedicar todos os meus esforços para tornar a Ceasa, que já presta um ótimo serviço, ainda melhor”, afirmou.

Prato para Todos

Antes do ato de posse, o secretário Covatti Filho, acompanhado da diretoria da Ceasa, conheceu a sede do programa social Prato para Todos, que beneficia mais de 50 mil pessoas mensalmente com doações de alimentos provenientes do excedente de vendas de produtores e atacadistas. Quase 400 entidades de Porto Alegre são beneficiadas pelo programa, que também já capacitou mais de 8 mil pessoas em oficinas sobre aproveitamento integral de alimentos ministradas em um ônibus-escola.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Emater, Iberê Orsi; o diretor executivo da Fecoagro e ex-secretário do Desenvolvimento Rural, Tarcisio Minetto; prefeitos e vereadores, e representantes de fundações, associações e entidades de classe.

A Ceasa em números

A Ceasa conta com infraestrutura para comercialização incluindo bancos, escritórios de prestação de serviços, restaurantes, estacionamento e segurança 24 horas, entre outros. Atualmente, a Ceasa conta com 1986 produtores ativos, 679 carregadores autônomos, 226 empresas atacadistas e 2062 empregados de empresas atacadistas.

Em 2018, o total estimado de comercialização foi de R$ 1,3 bilhão de reais — valor equivalente à venda de 620 milhões de quilos de produtos.