Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Simpósio Internacional vai debater o uso racional de antimicrobianos

Evento ocorre dia 16/11 a partir das 9h

Publicação:

Teste de resistência antimicrobiana realizado no Laboratório LSAIT do IPVDF
Teste de resistência antimicrobiana realizado no Laboratório LSAIT do IPVDF - Foto: Fernando Dias/Seapdr

Discutir a situação da resistência antimicrobiana na avicultura e apresentar tecnologias inovadoras que permitam mitigar este grande problema de saúde única (conceito que engloba a saúde animal, ambiental e humana) é o objetivo do Simpósio Internacional Online sobre Uso Racional de Antimicrobianos. O encontro é gratuito e vai ocorrer na próxima segunda-feira (16) das 9h às 17h.

Os palestrantes que vão participar do encontro são de diferentes instituições como Embrapa, UFRGS, MAPA, representante regional da OIE para América, BRF, UEL, UFSM e Phytobiotics North America, além do IPVDF (veja programação abaixo).

O evento é promovido pelos pesquisadores do Laboratório Saúde das Aves e Inovação Tecnológica (LSAIT) do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, vinculado ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.  

O LSAIT desenvolve pesquisas para utilizar protocolos de avaliação de detecção de bactérias multirresistentes no ambiente
O LSAIT desenvolve pesquisas para utilizar protocolos de avaliação de detecção de bactérias multirresistentes no ambiente - Foto: Fernando Dias/Seapdr
Nos últimos anos os pesquisadores e técnicos do Laboratório de Saúde das Aves e Inovação Tecnológica do IPVDF, seus alunos do curso de mestrado do Programa de Pós Graduação em Saúde Animal e bolsistas de iniciação, têm desenvolvido métodos de monitoria da resistência antimicrobiana aplicadas na avicultura e que contribuem de forma inovadora para o controle deste problema. 

Apoio institucional

A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE),  responsável pela saúde animal, está apoiando o I Simpósio Internacional Online sobre Uso Racional de Antimicrobianos,

O evento recebe também o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgão nacional responsável por desenvolver uma política do uso racional de antimicrobianos. A Coordenadora Nacional do MAPA nesta área apresentará as contribuições do MAPA para atingirmos as metas de utilização racional dos antimicrobianos. Os pesquisadores da Embrapa e das universidades apresentarão seus resultados de pesquisas recentes que permitem o melhor entendimento dos mecanismos de resistência antimicrobiana e alternativas para substituição das drogas antimicrobianas. Os representantes da indústria avícola apresentarão os resultados exitosos do uso de alternativas aos antimicrobianos.   

Inscrições  até 14/11 pelo site:  https://www.even3.com.br/simposioonlineantimicrobianos/

Programação

9:00h - Abertura

9:10h - O impacto global da resistência antimicrobiana e o papel da OIE no controle. Maria do Carmo Pêssoa Silva. Representante da OIE.

9:50h - Importância da pesquisa na mitigação da resistência antimicrobiana na produção animal. Jalusa Dean Kich. Embrapa.

10:30 - Uso racional de antibióticos nas agroindústrias brasileiras. Ricardo Hummes Rauber. Brf.

11:10 – Impacto ambiental da resistência antimicrobiana. Fabiana Horn. UFRGS.

13:30h - Mecanismos de resistência bacteriana e a avaliação dos perfis genéticos encontrados em APEC.  Renata Kobayashi. Universidade Estadual de Londrina.

14:10h – Contribuições do MAPA para a redução da resistência antimicrobiana na produção animal. Suzana Bresslau. DAS/SDA/MAPA.

14:50h - Uso de E. coli como indicadora de resistência antimicrobiana em rações e farinhas de origem animal.  Juliana Rossato. PPGSA IPVDF.          

15:30h - Aditivos alimentares para substituir os promotores de crescimento.  Marcos Rostagno. Phytobiotics North America.

16:10h- Novas alternativas para o controle da resistência antimicrobiana. Gerson Nakazato. Universidade Estadual de Londrina.

16:50h - Monitorias do perfil de resistência antimicrobiana na avicultura. Benito Brito e Kelly Brito. IPVDF/DDPA/RS.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação