Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo

Programa Troca-Troca busca fomentar o cultivo de milho e sorgo no RS
Programa Troca-Troca busca fomentar o cultivo de milho e sorgo no RS - Foto: Fernando Dias/Seapdr

PROGRAMA TROCA-TROCA DE SEMENTES DE MILHO E SORGO

O Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo é, certamente, uma das mais antigas e consolidadas políticas de Estado para o fomento do cultivo de milho. Sua criação se deu em 1988 e tinha como principal objetivo alavancar a produção de milho no Rio Grande do Sul. Ao longo desses 33 anos de operacionalização, o programa evoluiu e inúmeras modificações foram efetuadas buscando sempre o aprimoramento das suas ações, adaptação à realidade e melhoria nos resultados para a agricultura.

Objetivo

Fomentar o cultivo de milho e sorgo no Estado por meio da disponibilização de sementes de milho (híbridos convencionais e transgênicos) e sorgo destinadas à produção de grãos e/ou silagem para agricultores familiares.

Público

São beneficiados produtores rurais com posse ou propriedade de até quatro módulos fiscais, enquadrados como agricultores familiares de acordo com a Lei Federal nº 11. 326, de 24 de julho de 2006, e pecuaristas familiares de acordo com os requisitos da Lei estadual nº 13.515, de 13 de setembro de 2010.

Os produtores participam por meio das entidades representativas (prefeituras, sindicatos, associações e cooperativas) que intermediam a operacionalização do programa em cada município.

Operacionalização

São operacionalizas duas etapas do Programa em cada ano-safra: Safra (Etapa 01) e Safrinha (Etapa 02).

Cada agricultor pode solicitar até 4 sacas de sementes (milho e/ou sorgo) em cada etapa.

Cronograma, valores, subsídio, datas de vencimento e cultivares disponíveis são publicados e divulgados a cada ano de execução do Programa.

Os pedidos de sementes são efetuados no site Feaper _ Troca-Troca de Sementes (http://www.feaper.rs.gov.br)

No site também são apresentadas outras informações importantes sobre a operacionalização do programa.

ANO-SAFRA 2021/2022 – Sistema Aberto para Pedidos

Programa Troca-Troca de Sementes de milho e sorgo inicia o recebimento dos pedidos para o ano-safra 2021/2022 no dia 10 de maio, veja abaixo o cronograma:

Cronograma Troca-Troca de Sementes 2021
Cronograma Troca-Troca de Sementes 2021

Estarão à disposição dos agricultores 24 cultivares de milho híbrido convencional, 18 cultivares de milho híbrido transgênico e 9 cultivares de sorgo. Serão 11 empresas que estarão fornecendo um total de 51 cultivares de sementes para que cada produtor possa escolher aquela com as características técnicas mais adequadas ao seu sistema de produção.

Veja aqui o Informativo técnico com as principais informações do Programa, lista das cultivares de milho e sorgo disponíveis para a safra e safrinha 2021/22 e caracterização técnica dos materiais. Também segue o compilado dos folders das empresas sobre cada cultivar:

Folders empresas e cultivares Safra 21 22 Troca Troca
Informativo Técnico Programa Troca Troca Safra 2021 22

Valores das sementes de milho e sorgo e datas de vencimento para Safra e Safrinha 2021/22 estão no quadro abaixo. Destaca-se que já são os valores que serão das agricultores/entidades, ou seja, já está aplicados o desconto do subsídio de 28% do Estado):

tabela de valores 2
tabela de valores

A normativa dos valores foi publicada na Resolução FEAPER nº 06/2021, disponível no arquivo abaixo:  Resolução Feaper - Valores Safra 21/22 Troca (.pdf 65,17 KBytes)

Instruções importantes para os pedidos:

- Serão 4 semanas de sistema aberto para pedidos da safra (10 de maio a 04 de junho). O Sistema fecha no dia 04 de junho e abre no dia 07 de junho onde teremos então 1 semana de sistema aberto para pedidos da safrinha (07 a 11 de junho).

- Sugerimos que se entidade pretende participar da safrinha, quando os agricultores vão na entidade fazer o pedido da safra, já deixem anotado o pedido da safrinha e, então, naquela 1 semana de sistema aberto para safrinha, somente a entidade precisa efetuar o pedido no sistema, sem a necessidade do retorno do agricultor. O arquivo do Informativo Técnico já apresenta quais são as cultivares que vão estar disponíveis para a safrinha.

- Para a semente da safrinha não é necessário fazer a cobrança da parcela da transgenia do agricultor agora no pedido pois o vencimento do boleto será somente em novembro.

- Solicitamos que as entidades respeitem as etapas de safra e safrinha e não seja feito o pedido em uma única etapa para entrega aos agricultores na outra etapa.

- O Sistema salva automaticamente a medida que cada saca é solicitada. Por isso é possível entrar e sair ao longo de todos os dias e ir fazendo os pedidos. Somente clique em ‘concluir pedido’ quando tiver certeza de que não haverá mais lançamentos.

- O agricultor tem a liberdade de escolher qualquer uma das cultivares de milho ou sorgo e de qualquer empresa, para encontrar a que melhor lhe atende tecnicamente. Nenhuma entidade pode reduzir a disponibilidade de cultivares para seus agricultores pelo direcionamento para uma empresa ou outra.

- Os Escritórios Municipais da EMATER estão à disposição para auxiliar com orientação e assistência técnica para os agricultores e as entidades, principalmente agora no momento da escolha das cultivares.

- Efetuamos várias ações preventivas para evitar travamentos do sistema, mas eventualmente pode ocorrer alguma lentidão, principalmente no início do período de pedidos pela grande quantidade de acessos;

- Dê preferência para tirar dúvidas encaminhando e-mail para feaper@agricultura.rs.gov.br pois estamos com colegas atendendo específico por e-mail para dar mais agilidade nas respostas;

- Caso tenha esquecido a senha de acesso, solicite nova senha por e-mail informando a entidade e aguarde que responderemos o e-mail com nova senha;

Mais informações

Divisão de Sistemas Produtivos do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria / Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo

E-mail: feaper@agricultura.rs.gov.br

Fone: (51) 3218-3361

Endereço: Av. Praia de Belas, 1768, 3º andar na sala DSP, Porto Alegre (RS)

_______________________________________________________________________________________________

Aumento no subsídio de 28% para 100% nas etapas de Safra e Safrinha 2021/2022

Foi publicada no dia 14 de abril de 2022 a Resolução FEAPER nº 03/2022 que estabelece o aumento no subsídio de 28% para 100% para todos os agricultores e entidades do Estado que receberam sementes do Programa Troca-Troca de Sementes nas etapas de Safra e Safrinha 2021/2022. Com esse benefício, os produtores não precisam mais fazer o pagamento da parcela que iria vencer em 30 de abril, relacionada às sementes entregues para cultivo da Safra, e da parcela de 20 de junho, relacionada às sementes entregues para cultivo da Safrinha.

Destaca-se que o aumento de subsídio não envolve a parcela já paga pelo agricultor/entidade referente à tecnologia transgênica lá no momento do pedido em 2021, ou seja, não haverá devolução da parcela transgênica.

A resolução FEAPER nº 03/2022 pode ser acessada aqui: Resolução FEAPER 03-2022

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural