Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DIPOV - Inspeção de Produtos de Origem Vegetal

A DIPOV é responsável pelo planejamento e execução da inspeção e a fiscalização da produção, circulação e comercialização de produtos de origem vegetal, bem como do vinho e derivados da uva e do vinho.
Chefe da DIPOV: FEA Engenheira Agrônoma Fabíola Lopes.
Equipe de Fiscais Estaduais Agropecuários: FEA Engª Agrônoma Aline Londero e FEA Engª Agrônoma Andressa Patrícia Regert Lucho.
E-mail: dipov@agricultura.rs.gov.br
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1384 - Bairro Menino Deus – CEP 90.150-900 – Porto Alegre/RS - Sala 30.
Telefone: (51) 3288-6350

Informações sobre derivados da uva e do vinho.

Para se produzir e comercializar vinho e derivados da uva e do vinho no Brasil é necessário registrar o estabelecimento produtor junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No caso da comercialização (produto engarrafado), também deverá ser registrado o produto, bem como solicitada a aprovação do modelo de rótulo ao MAPA.
Estes serviços devem ser solicitados diretamente ao MAPA, através da Superintendência Federal da Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul.
Endereço para correspondência (MAPA/SFA/SIPAG/RS): Avenida Loureiro da Silva, 515, sala 807, Porto Alegre/RS, CEP 90.010-420.
E-mail: siv-rs@agricultura.gov.br
Telefone: 51 3284 9638

Para elaborar vinhos ou comercializar uvas para fins industriais no Rio Grande do Sul, o produtor de uvas e de vinhos deverá efetuar o Cadastro Vitícola, onde irá declarar a área plantada com videira, as variedades cultivadas e a quantidade comercializada a cada safra.
A coordenação do cadastro vitícola é da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS).
Mais informações podem ser obtidas junto à Embrapa Uva e Vinho, telefone (54) 3455-8000 ou junto ao Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), telefone (54) 3455-1800.

O serviço de fiscalização da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal/SEAPDR focaliza sua ação em dois pilares: repreensão da comercialização informal e combate à fraude no vinho e nos derivados da uva e do vinho. Estas duas situações provocam concorrência desleal e denigrem a imagem do produto gaúcho junto ao mercado nacional e internacional

00:00:00/00:00:00

Cadastro de atendentes - SDA

Tutorial para cadastramento de atendentes do estabelecimento no SDA. Crédito: Andresa Lucho

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural