Aberto financiamento para agroindústrias de queijo artesanal serrano

Edital foi publicado hoje no DOE pela Secretaria da Agricultura

queijo artesanal serrano
- - Foto: Fernando Dias/SEAPDR
Por Maria Alice Lussani

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) está com edital aberto para financiamento de agroindústrias que produzem queijo artesanal serrano, através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais ( FEAPER), no valor limite de até R$ 15.000,00 por beneficiário. Essa linha de crédito se destina à pessoa física, possui bônus adimplência de 80% sobre o valor financiado, com prazo de carência de até três anos e amortização em até cinco anos para o contrato.

Podem aderir agricultores e pecuaristas familiares, proprietários das 50 agroindústrias distribuídas nos municípios de Bom Jesus, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Caxias do Sul, Jaquirana, Muitos Capões e São Francisco de Paula, na região dos Campos de Cima da Serra, que obrigatoriamente estejam participando do Convênio Federal de qualificação da cadeia produtiva visando a melhoria da qualidade do queijo artesanal (Convênio Queijo Serrano) e estejam cadastrados no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF).

Os interessados devem procurar a Emater/RS-Ascar do seu município para manifestarem o interesse. A empresa tem até 01/12 para encaminhar para a Seapdr a Ata do Conselho Municipal contendo a informação dos nomes e CPF dos produtores e respectivos nomes das agroindústrias, aprovados no Conselho Municipal de Agricultura/Desenvolvimento Rural, para serem beneficiários do Projeto.

“O objetivo deste financiamento é promover a melhoria da atividade produtiva, do manejo, das instalações, da agroindústria e da estruturação das propriedades com microqueijarias de produção de queijo serrano participantes do Convênio Queijo Serrano”, destaca Jonas Wesz, chefe de Divisão de Sistemas Produtivos da Secretaria da Agricultura.

O queijo artesanal serrano é o primeiro queijo brasileiro a obter uma Indicação Geográfica (IG) na modalidade Denominação de Origem (DO). A certificação é concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e engloba 16 municípios gaúchos e 18 catarinenses.

Mais informações pelo telefone (51) 3218-3361 ou pelo e-mail sistemas-produtivos@agricultura.rs.gov.br

Veja aqui o edital na íntegra publicado hoje (22/11) no DOE:  PROJETO FEAPER APOIO QUEIJO ARTESANAL SERRANO